Sorocabanas participam da mostra "A Cristaleira", em São Paulo
A mostra será realizada entre os dias 17 e 30 de agosto na Casa de Cultura Odisséia
Três sorocabanas fazem parte da equipe da exposição “A Cristaleira” que começa hoje (17) em São Paulo. A mostra tem como objetivo a reunião de trabalhos variados com técnicas que permitem o público entrar no mundo das memórias e, assim, se identificar e ser tocado por elas. Cibele Pilla, Julia Pilla e Cecília Rodrigues moram e Sorocaba e além delas, integra a equipe o soteropolitano Alex Állen e a santista Bernadete Sarmento, além da curadoria do conceituado crítico de arte, Oscar D’Ambrosio.
A mostra será realizada entre os dias 17 e 30 de agosto, de terça a sábado, das 12h30 às 18h30 na Casa de Cultura Odisséia, na capital paulista.
Com seis meses de preparação, a exposição toma a cristaleira como metáfora da memória, um hipocampo que guarda cada traço da nossa história. Criada no século 17 para guardar e expor louças e objetos nobres da Rainha Maria I da Inglaterra, ela guarda registros afetivos, sendo um símbolo, portanto, da perpetuação da vida, nela guardada e protegida, mas, ao mesmo tempo, revelada.
No contexto do Ano Internacional do Vidro, celebrado pela ONU em 2022, esta exposição concebe esse material como uma metáfora da vida. Ele é frágil, mas, ao quebrar, seus pedaços não se degradam por muito tempo.
O mesmo ocorre com os pedaços de história. Há a capacidade de reter os fatos marcantes como “cacos” guardados. “Morremos, mas vivemos na memória de outros, em um movimento ambíguo de fragilidades ligadas ao esquecimento e de permanências seletivas na memória”, apontam os responsáveis pela exposição.
A partir dessas reflexões sobre a passagem do tempo e o vidro, cada artista mostra parte de seu trabalho em um andar de uma cristaleira, colocada no espaço expositivo, e sua consequente expansão nas paredes da galeria.
A Casa de Cultura Odisséia está localizada na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463 - Cerqueira César, em São Paulo.
No momento a exposição será realizada apenas na capital, porém a equipe já está em conversa com a Secretaria de Cultura de Sorocaba para trazer a mostra na cidade. Ainda não há uma data firmada para tal. (Da Redação)