Elisa Stecca traz exposição e livro ‘Improvável’ a Sorocaba

Inauguração da mostra será no próximo sábado, no Macs

Por Cruzeiro do Sul

Artista apresentará 15 obras inéditas no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Depois da temporada na biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Elisa Stecca chega a Sorocaba para a maratona cultural de lançamento do livro e exposição “Improvável”. No próximo sábado (27) ela faz manhã de autógrafos e abre a exposição “Improvável Mar”, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Inspirada por impressões e memórias da artista em experiências sensoriais com praias e o mar, a exposição traz 15 obras inéditas esculpidas e modeladas em cerâmica esmaltada e tem curadoria de Allan Yzumizawa. A mostra ficará em cartaz até 9 de outubro na cidade e tem entrada gratuita.

Paulistana, Elisa Stecca tem uma relação especial com a cidade de Sorocaba, onde tem família e passou parte da sua infância. “Fiz questão de apresentar uma série inédita no Macs, porque é uma instituição invejável, com um acervo muito rico. Sorocaba tem importância histórica e econômica fundamentais para o Estado e o museu está à altura desse patrimônio”, destaca Elisa. Artista multifacetada, Elisa trabalha com criações em fluxo de ideias que se desdobram em diversos suportes. Da pedra ao ouro, da borracha à prata, do colar à aquarela, da gravura à instalação, da escultura ao livro de caixinha.

“Gosto de pensar na realidade objetiva e na realidade subjetiva, do ponto de vista pessoal, na possibilidade de transformar nossas pedras em ouro. Quando uso a expressão ‘nossas pedras’, falo das nossas mazelas, dificuldades, sombras que, por meio de muita disciplina, quando expostas a‘ luz, revelam o nosso ouro, o nosso melhor, o nosso precioso”, destaca a artista.

Improvável

Em “Improvável”, seu terceiro livro -- que foi contemplado com o ProAC Expresso Lei Aldir Blanc -- é possível ver que a obra de Elisa transpassa as fronteiras da arte institucional e explora diversos meios de expressão que vão da moda à joalheria, da escrita à gastronomia, num processo de autoconhecimento e de materiais conectados à natureza, à magia, à cura e, obviamente, à vida.

“Improvável” traz cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira de Elisa Stecca, com destaque para a produção realizada nos últimos cinco anos. Rejane Cintrão faz a apresentação do livro, além de uma entrevista com a artista, que revela muito da sua trajetória “improvável”. Elisa cursou Direito na USP e se formou em Artes Plásticas na Faap. Estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School, em Seattle.

A exposição fica em cartaz até outubro. O Macs fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280. Mais informações pelo (15) 3233-1692. (Da Redação)