Exposição 'O Mundo de Afelion' entra em cartaz no Pátio Cianê

A mostra gratuita pode ser visitada no Espaço Cultural Cianê até o dia 19 de setembro

Por Cruzeiro do Sul

Exposição 'O Mundo de Afelion' entra em cartaz no Pátio Cianê

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, a partir desta segunda-feira (22), a exposição O Mundo de Afelion, no Pátio Cianê Shopping, com obras da artista ucraniana Valeriya Okorokova. A mostra gratuita pode ser visitada no Espaço Cultural Cianê, no Bloco B do Piso 1 do empreendimento, até o dia 19 de setembro.

Realizada com o apoio do shopping, “O Mundo de Afelion” tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar a produção artística. O público terá a oportunidade de conhecer em torno de 35 desenhos produzidos pela artista, em tela e papel canson, buscando retratar técnicas diversas.

A ucraniana Valeriya Okorokova, de 21 anos, desembarcou no Brasil, com destino a Sorocaba, acompanhada da mãe e da irmã, após o início da guerra na Ucrânia, onde atualmente seu pai defende aquele País na linha de frente das forças armadas. Foi influenciada, desde a infância, pela família a admirar o amor pela arte e pelo trabalho, iniciando a trajetória no mundo artístico aos 12 anos, quando produziu seus primeiros desenhos. Além da arte expressa nas telas, Valeriya também estudou música, praticando aulas de violino e piano por quatro anos.

As primeiras pinturas de Valéria “O Leão da Tribo de Judá” e “O Cordeiro ao Matadouro” foram baseadas nas vivências cristãs da artista, quando sua carreira estava prestes a começar. Valeriya criou o pseudônimo “Afelion”, que hoje dá nome à exposição, inspirado na imagem de Ofélia, personagem da tragédia “Hamlet”, de William Shakespeare, uma das obras de grande importância para a trajetória da jovem.

A mostra “O Mundo de Afelion” pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio. (Da Redação, com informações da Secom)