‘Bordado Livre’ segue em cartaz até o dia 3 de setembro

São inúmeros trabalhos individuais e coletivos do Grupo Bordado Livre de Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

Peças expostas foram feitas pelas mulheres do grupo Bordado Livre de Sorocaba

Fãs da arte de bordar têm até sábado (3) para visitar a exposição “Bordado Livre”, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. São inúmeros trabalhos individuais e coletivos do Grupo Bordado Livre de Sorocaba, mostrando como a tradição está presente desde as primeiras civilizações até os dias de hoje.

O Grupo Bordado Livre de Sorocaba é formado por 75 mulheres, que se reúnem semanalmente na Biblioteca Infantil para bordar e trocar informações. Cada uma das participantes foi convidada a bordar uma pequena flâmula, em tecido, com a frase “bordar é...”.

Segundo Marinês Pires de Almeida, uma das coordenadoras do Bordado Livre de Sorocaba, o melhor do grupo é a reunião entre todas, as trocas de experiências em um espaço acolhedor. “Aqui, nos sentimos em casa, junto com outras amigas, cada uma com sua história, experiências, vivências e, principalmente, juntas”, relata.

Complementando a mostra, a Biblioteca Infantil expõe um álbum de bordados doado por Dona Júlia Ribeiro, neta do escritor Júlio Ribeiro, que residiu em Sorocaba. Dona Júlia foi produtora da Revista Cláudia, da Editora Abril, e coletou, no decorrer de suas atividades, amostras de bordados do século 19 e início do século 20, como touquinhas de batismo, toalhas, barrados, entre outros mimos.

A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 3 de setembro. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações: (15) 3231-5723. (Da Redação com Secom Sorocaba)