No ao vivo é bom evitar pegadinhas da linguagem

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

"GloboNews em pauta", um dos muitos programas que recorrem a telão

O cacófato sempre é bom ser evitado. No Houaiss, cacófato aparece como “palavra ou expressão obscena, ridícula ou fora de contexto, formada pela sílaba final de uma palavra e pela inicial da seguinte”.

Todos sabem também que nos programas jornalísticos é tudo tão imediato que, muitas vezes, torna-se impossível evitar uma armadilha qualquer ou mesmo avaliar a sonoridade que um conjunto de palavras pode produzir.

Isto como regra geral.

Mas quando o mesmo grupo de expressões é repetido quase que diariamente, deixa a impressão que há uma falta de controle ou, no mínimo, de maior observação.

Hoje em dia é muito comum existir um telão no estúdio, para que o âncora do programa possa interagir com repórteres e mesmo comentaristas ao vivo. Assim como também é comum se ouvir “agora, vamos pro telão...”. Só que o “pro telão” -- na forma bem coloquial -- acaba saindo algo como “p’o telão”, o que resulta numa palavra que não existe e não é nada agradável aos ouvidos.

Tudo bem que na televisão dos dias de hoje, um “putelão” é quase nada. Mas que poderia ser evitado, ah!, poderia.

Tá quase

É aquilo mesmo: a direção da Band está em entendimentos bem avançados para lançar, ainda no decorrer deste ano, uma faixa de séries. Nada inédito, mas em condições de compor a sua programação do final de noite.

Salto necessário

Entre a participação de Grazi Massafera (foto), que será rápida e bem especial, e o aparecimento de Jade Picon, sua filha, “Travessia” terá uma passagem de tempo. Débora, personagem da Grazi, sofrerá um acidente de carro. Fatal.

Ainda não

A direção do SBT descarta totalmente a possibilidade da programação abrir um segundo horário de novelas, produções próprias, no ano que vem. Não será possível. O orçamento ainda não permite. Talvez em 2024.

No entanto

Assim que o novo estúdio, o de número 10, for liberado, algo já em vias de acontecer com todas as suas obras concluídas, existe mesmo o plano de produzir um reality de confinamento. Se tudo correr como se espera, para colocar no ar, já em 2023, entre o fim do “BBB” e o início da “Fazenda15”.

Tá dentro

Monique Alfradique, nome conhecido de vários trabalhos na Globo, foi anunciada pela Netflix para “Meu Cunhado é Um Vampiro”. Leandro Hassum, Edson Celulari, Mel Maia e Rômulo Arantes Neto também no elenco.

Campanha

Daiana Garbin e Tiago Leifert estão lançando agora em setembro, no aniversário de um ano de tratamento da Lua, por coincidência muito próximo do Dia Nacional de Combate ao Retinoblastoma, a campanha “De Olho nos Olhinhos. O diagnóstico precoce é fundamental. O evento acontecerá dia 17, das 10h às 16h, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e também em outras cidades do País, com a presença de médicos especialistas.

Bate-Rebate

Neste mês, a Rede Aparecida de Comunicação comemora os 71 anos da rádio, 17 da TV e 12 anos do seu portal...
...Para celebrar este momento, os veículos se unirão para o programa especial, “Rede Aparecida em Família”, que será exibido ao vivo nesta quinta-feira, a partir das 19h30, na TV Aparecida.
Sérgio Reis é o convidado de Daniela Albuquerque no “Sensacional” de amanhã (8), a partir das 23h, na Rede TV!.
O diretor Heitor Dhalia, tão presente na Globoplay, mostra serviço também na Netflix, com a série policial “DNA do Crime”...
... A história acompanha o trabalho de um grupo de policiais federais em uma investigação inédita.