Macs recebe performance da artista Gabi Pascale

"Reflexos do Feminino" será apresentado gratuitamente hoje (9)

Por Cruzeiro do Sul

Trabalho da multiartista Gabi Pascale mostra uma busca pela autoaceitação

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) recebe hoje (9) a multiartista Gabi Pascale para a performance “Reflexos do Feminino”. A apresentação é gratuita e ocorre paralela à exposição “Simetrias Dissidentes”, que segue aberta ao público até 9 de outubro.

O espetáculo criado e performado pela artista, passeia por temáticas e pontos de vista que circundam as dores e os prazeres da busca pela autoaceitação como amar, rir, chorar e criar na forma mais íntegra e essencial do próprio ser. “Sou uma pessoa que caminha bastante pelo universo da consciência e das escalas corporais. Sou sensitiva. Gosto de ouvir música, sons, ritmos. Então trago essa sensibilidade sonora pro meu corpo”, conta Gabi.

Formada em artes cênicas, Gabi Pascale é multiartista e se define como atriz, performer, educadora e produtora cultural. Em sua jornada profissional, cursou Commedia Dell’Arte, na Itália, e estudou a existência de um universo infindo de arquétipos e personagens cada qual com suas especialidades, conhecimentos, trejeitos corporais e expressões. Pascale, atualmente, realiza pesquisa sobre sinestesia, mímica, arquétipos e emoções a partir do corpo. A criação toca, ainda, em argumentos como coragem, liberdade e escolha -- temas que dialogam e fazem link direto com a exposição de Monica Piloni no Macs.

A exposição

A exposição “Simetrias Dissidentes” reúne fotos, vídeos e esculturas de autoria da artista plástica Monica Piloni, cuja obra propõe uma ressignificação da beleza e do erotismo a partir de suas novas versões de corpos femininos. O trabalho da artista fala acerca do enquadramento da mulher em qualquer padrão inalcançável -- desde os padrões de comportamento até os estéticos, e do enquadramento da mulher em padrões e expectativas sociais. A mostra conta com atividades paralelas (oficinas, lançamento de catálogo) que são anunciadas ao longo da programação.

Estão expostas 21 obras produzidas por Monica entre 2011 e 2021. Cada uma delas conta com audiodescrição. Há, ainda, obra específica que poderá ser tocada pelo público portador de deficiências visuais para potencializar sua experiência de visita à exposição.

O Macs tem um espaço expositivo de 350 metros quadrados e acervo com cerca de 700 obras, que se dividem em pinturas, gravuras, esculturas e instalações, entre outros. O museu fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba. (Da Redação)