Cultura
Katharsis faz últimas apresentações de "Playtime"
A peça estreou no dia 24 de setembro e será reapresentada no sábado (8) e domingo (9), às 19h, no câmpus Trujillo, da Uniso

O Grupo Katharsis-2, da Universidade de Sorocaba (Uniso), está em cartaz com trabalho inédito para aqueles que apreciam experiências da cena contemporânea: trata-se de “Playtime”. A peça estreou no dia 24 de setembro e será reapresentada no sábado (8) e domingo (9), às 19h, no câmpus Trujillo (av. General Osório,35), no Salão Nobre ‘Professor Aldo Vannucchi‘. A entrada será pelo portão 3 e os ingressos podem ser retirados no próprio local a partir das 18h, pelo preço único de R$ 20,00. O valor é para cobrir os gastos de montagem.
O pano de fundo para a história é a guerra, quando dois soldados aproveitam os intervalos do combate para fugir das atrocidades e representar cenas de teatro, começando pela gula dos zanni da commedia dell’arte até revisitar vários personagens de Brecht, Maiakovski, Guy de Maupassant, William Gibson, Vianninha, Jean Paul Sartre, Arrabal, Eugène O’Neill, John Patrick e Edward Albee. A peça é toda falada em gramelô com fragmentos de francês, inglês, italiano, russo e chinês. Trata-se de uma conversação improvisada sem sentido definido, usada com mímica e imitação.
“A ideia de montar esse espetáculo surgiu em função do momento que estávamos atravessando quando iniciamos os ensaios. Estávamos olhando daqui os horrores e a destruição da Ucrânia pela invasão russa. Resolvemos, então, que esse seria o mote. Algo que pudesse ser um playtime tendo como fundo um acontecimento como aquele e as consequências que trouxeram para o mundo todo”, explica o diretor e também responsável pela iluminação, Roberto Gill Camargo. No elenco, Esdras Branco e Igor Alexandre; criação sonora e acompanhamento estão sob responsabilidade de Denni Pontes. (Da Redação)