Vida de Patativa do Assaré será mostrada no Sesi

"Letras Perambulantes" desvenda, com músicas, mundo do sertão

Por Cruzeiro do Sul

Musicalidade: Cena da peça teatral que narra a vida e obra de Patativa do Assaré

Uma das opções culturais deste fim de semana está no Teatro do Sesi de Sorocaba. Hoje (22), às 15 horas, com entrada grátis, e ainda influenciado pelas comemorações do Dia das Crianças, será apresentado o espetáculo teatral “Letras Perambulantes”, com o grupo Núcleo das Caboclinhas.

Neste trabalho, voltado ao público infanto-juvenil, a poesia e a música conduzem o enredo sobre a realidade do povo sertanejo. A via condutora da peça é a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré. O espetáculo aborda a genialidade do cordelista e sua grande capacidade de memorização, passando pela infância na roça - já experimentando suas primeiras rimas - e o contato com os cordéis trazidos pelo pai, sua chegada na rádio Araripe, seu amor por Belinha, além de sua relação com a literatura e o povo sertanejo.

Figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical, contam de forma leve, lúdica e original a história de Patativa, considerado um grande poeta e cordelista brasileiro.

O grupo

O Núcleo Caboclinhas foi formado em 2007, com o intuito de pesquisar a Cultura Popular Brasileira sua musicalidade, cores, autores, danças e tudo o mais que faz parte deste vasto e rico universo. Reconhecido pela crítica, recebeu até o momento mais de 20 prêmios em festivais de teatro profissional em todo o país, como FIT Bahia e Festival Nacional de Teatro da Amazônia. No ano de 2016, o grupo fez sua primeira digressão internacional, apresentou-se em teatros e casas culturais de Portugal.

Serviço

A duração da peça é de 55 minutos e a classificação indicativa é livre. Os ingressos podem ser reservados pelo site https://sorocaba.sesisp.org.br. O Sesi de Sorocaba está localizado na rua Duque de Caxias, 494, bairro Mangal, zona oeste. Outras informações: (15) 3388. 0420. (Da Redação)