Indicados ao Oscar estreiam em Sorocaba
"Tudo em todo lugar ao mesmo tempo" e "Os banshees de Inisherin" são os destaques da semana
Desde que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados à premiação do Oscar -- uma das maiores do cinema mundial -- , que acontecerá em março, na Califórnia, os cinéfilos têm buscado os filmes para assistir e tirar suas próprias conclusões a respeito.
Para quem mora em Sorocaba ou região, há uma ajudinha nessa parte: dois com mais chances de levantar a estatueta de melhor filme, segundo a crítica, estreiam hoje (2) por aqui. São eles: “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” e “Os banshees de Inisherin” que concorrem a 11 e nove estatuetas, respectivamente.
Porém esses não são as únicas estréias, para quem busca outros estilos, a programação conta ainda com animação para a criançada, terror, suspense e ficção científica.
Apesar do interesse estar maior devido à chance de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” ganhar como melhor filme e em outras dez categorias, além de ser um sucesso entre a crítica, o longa de Daniel Scheinert e Daniel Kwan estreou em junho do ano passado e está em relançamento no Brasil.
Por mais que a base da ideia seja conceituada na ficção científica, o filme transita entre comédia, drama, intrigas familiares e tudo mais que se possa imaginar. “Esse filme poderia facilmente ser chamado de “O real multiverso da loucura”. Ele apresenta a proposta de uma forma inédita e de maneira grandiosa”, analisou uma crítica do portal Estação Nerd.
O longa traz a história de uma imigrante japonesa, vivida por Michelle Yeoh, que parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido.
Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.
Outro filme integrante da lista da premiação americana com nove indicações é do drama e comédia “Os banshees de Inisherin”, que, ambientado nos anos 20 durante a Guerra Fria, mostra a relação de Pádraic e Colm, melhores amigos de longa data e vivem numa ilha remota na costa oeste da Irlanda. Num dia que parecia ser como qualquer outro, Colm decide colocar um ponto final da amizade. E as severas consequências vêm.
Com atuação de Colin Farrell como Pádraic e Breendan Gleeson como Colm, o filme cria um ambiente propício para discutir diversos tipos de violência (literais e figuradas), bem como as particularidades da comunidade tradicionalmente resignada e avessa ao progresso.
“No entanto, o diretor Martin McDonagh não investe num diagnóstico coletivo, a isso preferindo estreitar o foco nas tentativas desesperadas de Pádraic para convencer Colm sobre a amizade enquanto pilar de algo raro. A fotografia assinada por Ben Davis enfatiza os tons melancólicos da história sobre um rompimento supostamente banal que poderia anunciar uma ruína simbólica ainda maior”, explicou a crítica do Papo de Cinema.
Além desses dois filmes que passam a integrar a programação cinematográfica da cidade, outros longas indicados ao Oscar também estão em cartaz, como “Avatar” e “Os Fabelmans”. Para conferir todas as indicações e a grade completa, acesse www.jornalcruzeiro.com.br/cultura.
Suspenses
Férias é sinônimo de tranquilidade para muitas pessoas, mas essa ideia não será vivenciada pelos atores Ben Aldrige, Jonathan Groff e Kristen Cui, que dão vida a Eric, Andrew e Wen, respectivamente no filme “Batem à porta”. Isso porque os três, após encontrar Leonard - interpretado por Dave Bautista - e mais três estranhos armados, têm sua cabana invadida e os fazem de refém. Os invasores contam a seus reféns sobre uma visão misteriosa e os forçam a tomar uma decisão inimaginável, um sacrifício para evitar o apocalipse iminente.
O longa que promete grandes sequências de suspense ao colocar os espectadores a pensar que com acesso limitado ao mundo exterior, a família deve decidir se eles realmente pretendem salvar o mundo ou Leonard e seus companheiros que fazem parte de um culto insano? As cenas também oferecem uma pitada de terror e sustos durante as quase duas horas de exibição.
Outra obra que também é de suspense, mas caminha na ficção científica por trazer reflexão e imagens características é “Gemini - O planeta vizinho”. O diretor russo Serik Beyseu desenvolve a história mostrando que, depois de séculos destruindo os recursos da Terra, a humanidade enfrenta a sombria realidade de que sua última chance de sobrevivência pode exigir a criação de um lar totalmente novo no espaço sideral.
Uma expedição internacional é rapidamente formada para encontrar um novo planeta adequado, mas quando os planos dão errado, a tripulação fica repentinamente sem energia em um planeta estranho. Infelizmente, eles logo descobrirão que algo verdadeiramente inimaginável está lá fora observando, esperando pelos incautos exploradores humanos.
Animação
Já para toda família, os cinemas apostam em “O grande Mauricinho”, que conta a história do gato chamado Mauricinho, um vendedor de métodos que acabam com os ratos e que junto de alguns amigos aplica golpes, tornando um malandrinho. Depois de algumas ações bem sucedidas, eles decidem aplicar um golpe em Bad Blintz, onde conhecem uma garota obcecada por livros, Marina, que os leva em uma aventura para resolver um grande mistério da cidade.
Na animação, os responsáveis, no Brasil, para dar voz aos protagonistas, Mauricinho e Marina são o humorista Marcelo Adnet e a atriz Sophia Valverde. (Thaís Marcolino)