Apresentada fachada do novo Museu Histórico de Votorantim
Ao lado do museu, a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente pretende instalar uma antiga locomotiva elétrica do bonde da Votorantim Cimentos
O novo Museu Histórico de Votorantim “Ettore Marangoni”, que passa por reforma, teve a concepção final apresentada pelas Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Cultura e Turismo do município. A fachada será concebida para ser parte da exposição, pois homenageará a arquitetura inglesa do século 19, presente no município por meio de fábricas de tecidos e vilas operárias. Ao lado do museu, a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente pretende instalar uma antiga locomotiva elétrica do bonde da Votorantim Cimentos. A máquina era usada para puxar os vagões da estrada Votorantim-Sorocaba.
Segundo Wesley Rebolo Duarte, chefe de formação cultural do Turismo de Votorantim, o objetivo é transformar o museu histórico em tecnológico. “O visitante vai poder interagir durante a visita. Será um museu interativo e imersivo”, comenta. Ele explicou ainda que o futuro museu -- situado na avenida 31 de Março, ao lado da Prefeitura -- manterá o aspecto histórico, em especial o acervo do artista plástico suíço Ettore Marangoni, mas com uma concepção nova. “Vamos atualizar o formato do nosso museu. Ele tem mais de 30 anos, dentro da nossa região é um dos mais organizados, mas vai ser transportado para 2023”.
A reforma teve início em 5 de dezembro de 2022 e tem previsão de término para 3 de junho deste ano. Com o orçamento de R$ 648.749,83, a obra será realizada através de convênio com o estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Turismo e Viagens. (Da Redação)