Festival de Jazz reúne músicos consagrados em Sorocaba

Evento do Sesc Sorocaba prevê 10 espetáculos na Usina Cultural Facens

Por Cruzeiro do Sul

O baterista sorocabano Sergio Reze é uma das atrações

Além de palestras, oficinas e aulas que já estão em andamento, o “Festival de Jazz de Sorocaba - 2ª Edição” prevê uma série de shows entre os dias 12 e 16 de abril, na Usina Cultural Facens. Mais de 50 consagrados músicos brasileiros se apresentarão no decorrer de 10 espetáculos -- todos com entrada gratuita.

Os shows reúnem alguns dos melhores músicos do País e mostrarão um importante painel do jazz brasileiro na Usina Cultural Facens. Segundo Marco de Almeida, produtor e diretor artístico do evento, estão presentes no evento nomes já consolidados do mundo instrumental jazzístico brasileiro e internacional, assim como novos talentos que começam a se destacar no rico cenário musical do País. “Quem quiser ouvir e conhecer a grande música feita atualmente no Brasil, este festival, para a cidade, será uma grande oportunidade”, explica.

Para o contrabaixista Jorge Helder -- parceiro de Chico Buarque, Caetano Veloso e diretor musical de Maria Bethânia -- este tipo de evento é muito importante para a cultura brasileira. “A cidade de Sorocaba está de parabéns com a realização deste importante festival, que valoriza os artistas do nosso País. É uma honra participar”, explicou o músico, que fará seu show no dia 14, junto a seu quarteto.

Já para o baterista sorocabano Sergio Reze, que tem seu trabalho presente em mais de 100 discos gravados, é uma alegria poder voltar para a sua cidade natal, depois de muitos anos, e se apresentar nas margens do rio Sorocaba (dia 15, às 18h) para seus conterrâneos. “Estou muito feliz de ter recebido o convite para tocar nesta segunda edição do Festival de Jazz de Sorocaba e poder apresentar o meu novo trabalho, que é o ‘Sergio Reze, falando música Quarteto’ que foi pensado, maturado e gestado ao longo da pandemia”. Reze foi colaborador de grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola, João Bosco, Dominguinhos, Edu Lobo, André Mehmari, Arrigo Barnabé e Ney Matogrosso, entre outros.

A programação do evento contempla ainda nomes como Nelson Ayres (dia 12, às 19h30), um dos principais músicos do Brasil, que se apresentará com sua Big Band; o pernambucano Amaro Freitas (dia 14, 20h), ícone da nova geração e um dos pianistas brasileiros atualmente mais requisitados do mundo (que estará no palco com seu Trio); a jovem cantora e compositora Amanda Maria e o Leandro Cabral Quarteto (dia 16, às 16h30); e Vanessa Moreno Quarteto (dia 15 às 20h), todos destaques da cena atual.

Se apresentarão no dia 13 Mauro Senise Quarteto (18h30) e Thiago Espírito Santo Quarteto, com o tributo a Weather Report (às 20h). Chris Neves Trio (dia 15 às 16h) e Jazz Combo, do Conservatório de Tatuí (com a participação especial de Filó Machado e Felipe Machado), que fechará o evento no dia 16, às 18h, são outras atrações. A programação completa pode ser conferida em www.sescsp.org.br/unidades/sorocaba/.

Duas exposições fazem parte, ainda, da programação cultural: uma dedicada à memória de Zuza Homem de Mello, um dos principais pesquisadores do estilo musical no Brasil; e outra sobre a linha do tempo da história do jazz, com textos do jornalista Felipe Nascimento.

O “Festival de Jazz de Sorocaba - 2ª Edição” é apresentado pelo Ministério da Cultura e o Banco CNH Industrial, com o patrocínio da Case IH e Case Construction, marcas da CNH Industrial. (Da Redação)