Com muita nostalgia, Super Mario Bros estreia na telona

Filmes baseados em histórias reais também são opções da semana

Por Thaís Marcolino

Sucesso há mais de 30 anos, história dos irmãos aventureiros promete agitar os cinemas

A adaptação do jogo que faz parte da história de gerações há mais de trinta anos chega aos cinemas hoje (6) com muita expectativa do público. Estamos falando do “Super Mario Bros: O filme”, que promete agitar as sessões com a presença da toda família. Porém, a programação ainda oferece dois filmes baseados em histórias reais -- da marca esportiva Nike e de um exorcista do Vaticano -- e um romance americano com uma pitada de drama.

Um dos principais portais do mundo da crítica cinematográfica, o Rotten Tomatoes, dos Estados Unidos, deu aprovação acima de 55% para a animação. Dentro da indústria, esse é um bom número. E para quem já foi conferir aqui no Brasil, elogios não faltam. “Conseguiram transpor perfeitamente o game para a tela do cinema. É incrível a forma como o roteirista Mattheew Fogel consegue acertar todas as notas enquanto homenagem à franquia do jogo e, ao mesmo tempo, apresentar à nova geração personagens carismáticos que rapidamente caem na graça do público. É um filme leve, divertido e bem idealizado que encanta a quem jogava ou não”, opinou Allan Torres, do site CinePop.

Assim como no jogo, o longa vai mostrar o dia a dia de Mário -- um encanador de Brooklyn (um bairro de Nova York) -- e seu irmão, o Luigi. Em um belo dia, os dois vão para o Reino dos Cogumelos, governado pelo princesa Peacho, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, o Bowser, que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. Quando Luigi é raptado por Bowser, que o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e restabelecer a paz.

Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos, virar um animal e andar em plataformas nada confiáveis. Para a missão, ele terá a companhia de amigos, como Toad e Donkey Kong.

Baseado em fatos reais

A criação da marca de artigos esportivos e de calçados Nike, conhecida em todo mundo, é o ponto de partida para o enredo do filme “Air: A história por trás do logo”. Os fundadores, Sonny Vaccaro e Phil Knight, estão tentando tornar a empresa uma das mais famosas do mundo e escrever seu nome na história, ainda na década de 1980. Para isso, a dupla tenta, então, fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endossasse seus produtos. Na busca por alcançar os sonhos, o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea. O drama conta ainda com atuação de grandes atores, como Matt Damon, Viola Davis e Ben Affleck.

Outro longa que traz às telas do cinema uma história baseada em fatos reais é “O exorcismo do papa”. Classificado como terror, ele tem como enredo os arquivos do Chefe Exorcista do Vaticano, o padre Gabriele Amorth, que ficou conhecido em todo o mundo por fazer mais de mil exorcismos e faleceu aos 91 anos, em 2016. Amorth escreveu duas memórias “An exorcist tells his story” e “An exorcist: More stories” e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que possuíram as pessoas com seu mal. O filme, sendo o retrato do personagem da vida real, acompanha Amorth enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.

O drama romântico “Desejo Proibido”, que tem um triângulo amoroso envolvendo mãe e filha, como enredo, fecha a lista de estreias da semana em Sorocaba. (Thaís Marcolino)