Sesc Sorocaba recebe mostra de 26 artistas

Evento itinerante tem parceria com o MAM São Paulo e com o Sesc São Paulo

Por Cruzeiro do Sul

Obra de Tracy Colins, um dos artistas presentes na exposição

O Sesc Sorocaba recebe, a partir de 20 de abril, a 37ª edição do Panorama de Arte Brasileira: Sob as cinzas, brasa. O evento será correalizado pelo MAM São Paulo e pelo Sesc São Paulo. Ao todo, obras de 26 artistas vão percorrer cidades do interior do Estado. São instalações, pinturas, esculturas e vídeos que conduzem discussões sobre a identidade e símbolos nacionais, referências ao bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de 22.

Os artistas selecionados para o 37º Panorama são Ana Mazzei, André Ricardo, Bel Falleiros, Camila Sposati, davi de jesus do nascimento, Celeida Tostes, Éder Oliveira, Eneida Sanches e Tracy Collins (LAZYGOATWORKS), Erica Ferrari, Giselle Beiguelman, Gustavo Torrezan, Glauco Rodrigues, Jaime Lauriano, Lais Myrrha, Laryssa Machada, Lidia Lisbôa, Luiz 83, Maria Laet, Marina Camargo, Marcelo D’Salete, No Martins, Sergio Lucena, RodriguezRemor, Sidney Amaral, Tadáskia e Xadalu Tupã Jekupé.

A mostra ‘Sob as cinzas, brasa‘, título e conceito proposto pela curadoria, levanta soluções artísticas que refletem sobre o enfrentamento do cenário de emergência das pautas sociais e ambientais no Brasil, comprometendo-se com a promoção de igualdade étnica, de gênero e de classe.

Segundo os curadores desta edição ‘entre as intenções do 37º do Panorama do MAM está a de contribuir para a desconstrução de certos olhares e paradigmas naturalizados, assim como do legado colonial do Brasil. Avesso à noção moderna de progresso, a curadoria desta edição enfatiza as ruínas e as barbaridades de um país que sequer conseguiu cumprir as promessas básicas de uma sociedade economicamente moderna e integrada que pressupunha a superação do subdesenvolvimento‘. (Da Redação)