Com quatro novos lançamentos, estreias têm gêneros diversos
"Os três mosqueteiros" e nacional "Ninguém é de ninguém" são destaque
Para quem tem dificuldade de escolher um título na hora de assistir um longa-metragem, os novos filmes que entram na programação cinematográfica a partir de hoje (20) podem contribuir para essa dúvida. Isso porque, dos quatro lançamentos, além dos gêneros serem diversos (aventura, comédia dramática, romance e terror), as produções são de três países diferentes: Estados Unidos, Brasil e França.
O primeiro vem diretamente da França. A história dos três mosquiteiros surgiu ainda no século 19 através dos livros e, em seus primórdios, a indústria do cinema já demonstrou interesse, produzindo sua primeira adaptação em 1903. De lá pra cá foram várias versões da história escrita por Alexandre Dumas. Mas em “Os três mosqueteiros: D’ Artagnan”, a proposta não é desconstruir, muito menos ter uma atualização do texto clássico. Pelo contrário. “O diretor Martin Bourboulon desenhou aqui um épico de capa e espadas que recupera um cinema de virtudes em uma aventura decididamente nostálgica”, analisa Roberto Sadovski, do portal Splash, do portal Uol.
Na versão 2023, em um reino dividido pelas guerras religiosas e ameaçado pela invasão da Inglaterra, um grupo seguirá para França. No caminho, D’Artagnan, um jovem gastão que é dado como morto depois de tentar salvar uma jovem de um sequestro. Ao chegar a Paris, ele tenta por todos os meios encontrar seus agressores. Mal sabe ele que sua busca o levará ao centro de uma guerra real onde o futuro do país está em jogo.
É nacional! O longa estrelado por Carol Castro e Danton Mello, baseado no livro homônimo “Ninguém é de ninguém”, de Zíbia Gasparetto, traz ao debate a relação familiar de Gabriela e Roberto. Após perder o emprego e ver a mulher passar a ter o comando das finanças, ele se sente preso a um ciúme doentio. Essa situação, somada ao desespero e à falta de confiança, fará com que um outro casal passe a fazer parte da vida de Gabriela e Roberto, o que englobará algumas tragédias.
O filme de comédia dramática e terror, dirigido por Ari Aster e produzido pela A24, “Beau tem medo”, apresenta uma proposta de um ambiente alternativo. A trama americana acompanha Beau Wassermann, um homem extremamente tenso e paranoico que tem uma relação turbulenta com a mãe dominadora, Mona, e nunca conheceu o pai. Quando Mona morre, Beau precisa ir até sua antiga casa para o funeral, mas a viagem acaba sendo dificultada por uma série de acontecimentos imprevisíveis que parecem tentar desviá-lo de sua jornada. Agora, ele deve enfrentar seus piores -- e mais absurdos -- medos se quiser chegar ao seu destino.
Por fim, quem gosta clássicas histórias de terror, “A morte do demônio: A ascensão” é uma boa pedida. O primeiro título da franquia foi lançado em 1981, ou seja, há mais de 40 anos. Agora, Beth vai até Los Angeles para visitar sua irmã mais velha, Ellie, que mora com os três filhos em um pequeno apartamento. Com uma relação distante, essa seria a oportunidade para uma reaproximação entre as irmãs. Porém, o reencontro toma um rumo macabro quando elas acham um livro antigo que dá vida a demônios possuidores de carne. Agora, para sobreviver, serão forçadas a enfrentar uma versão aterrorizante da família.
Relançamento especial
Tido como um dos principais lançamentos do ano passado e alcançando grandes número na bilheteria mundial, o longa “Avatar: o caminho da água”, volta às salas de cinema do shopping Sorocaba até a próxima quarta-feira (26) devido o dia da Terra, comemorado no sábado (22).
A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do Planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. E é esse tema que é levantando nos dois filmes do diretor James Cameron, já que o desejo principal dos gigantes azuis, conhecidos por Na’vi é proteger Pandora.
Durante as três horas de filme, o segundo filme da sequência mostra que dez anos após a primeira batalha no “país”, Jake vive pacificamente com sua família. Tudo parece ir bem, até que a antiga ameaça ressurge e Jake e Ney’tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar de quem amam. (Thaís Marcolino)