Sesi Campinas expõe J.Borges

Por Cruzeiro do Sul

Mostra conta com coletâneas de 44 xilogravuras de Borges

A exposição “J. Borges - O mestre da xilogravura” segue em cartaz no Espaço Galeria do Sesi Campinas Amoreiras até 24 de junho. Com curadoria de Ângelo Filizola, a exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, atualmente, com 87 anos.

O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas pelo artista. “Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. E eu ainda quero viver bastante, e o que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, comenta J. Borges, que é patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado. Nos dias 23 e 24 de junho, o xilogravurista Pablo Borges ministra oficinas gratuitas no local.

Na mostra, os visitantes encontrarão obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas: Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. A poesia popular também tem lugar na exposição: um espaço dedicado especialmente à literatura de cordel. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos, de fatos lendários, de folclóricos e pitorescos da vida.

O Sesi Campinas fica na av. das Amoreiras, 450 - Parque Itália. Campinas/SP.Mais informações: (19) 3772-4100 ou no https://campinasamoreiras.sesisp.org.br. (Da Redação)