Concertos campestres levam música erudita a São Roque
Apresentações, que começam sexta e seguem até dia 1º, são gratuitas
O projeto Concertos Campestres acontece a partir de 28 de abril no Centro Cultural e Educacional Brasital, em São Roque. Com entrada gratuita, a iniciativa vai oferecer concertos de música erudita e popular e termina em 1º de maio. Serão quatro apresentações, sendo uma por dia.
A abertura do projeto será no dia 28, uma sexta às 19h30 e quem se apresenta é o Grupo Brassuka (metais); no sábado (29), a apresentação será do Quarteto Zacur (cordas), às 17h. O Quinteto Aquarela (sopros) sobe ao palco no dia 30, às 17h e o fechamento da temporada fica por conta do Quarteto Cia. Sax (saxofones), que se faz show no dia 1º de maio, às 17h.
As audições têm caráter didático: entre um e outro programa, o maestro comenta a música e contextualiza dados interessantes de seu compositor. No repertório, as principais composições de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri, entre outros.
Assim, no decorrer da apresentação, a plateia terá uma compreensão mais clara do significado, da relevância histórica e da importância destas composições em âmbito nacional e internacional, suas influências e como elas influenciaram a produção musical até a atualidade. As apresentações serão conduzidas pelo maestro Daniel Cornejo.
O projeto Concertos Campestres, uma iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, oferece uma programação cultural gratuita de alta qualidade, muitas vezes restrita às salas de concerto dos grandes centros urbanos. Assim, a iniciativa visa descentralizar e democratizar o acesso à música erudita.
As apresentações serão no Centro Cultural e Educacional Brasital, que fica na avenida Araçai, 250 - Vila Aguiar, São Roque. (Da Redação)