Cultura tropeira é tema de série de encontros na Fundec
Com atividades gratuitas, projeto "Rebentou a Feira" começa dia 28
Palestras, apresentações de mágica, malabares, música, contação de causos, além de leitura dramática de peça da época. Essa é a programação do projeto “Rebentou a Feira”, contemplado pela Lei de Incetivo à Cultura (Linc) de Sorocaba e que será realizado na Fundec a partir de sexta-feira (28). Serão três encontros que também acontecerão nos dias 5 e 12 de maio. As atividades serão gratuitas e sempre das 14h às 17h. A programação ainda conta com uma exposição sobre Tropeirismo que ficará em cartaz até 12 de maio.
No primeiro dia do evento, 28 de abril, sexta-feira, o encontro terá como atração principal uma palestra com o historiador Sergio Coelho de Oliveira, que falará sobre “A importância da criação da Semana do Tropeiro em Sorocaba”. Na sexta ainda haverá a apresentação de números circenses com os artistas Augusto Torrine e Antonio Mendoza, e a leitura do poema Tropeiro Sorocabano, do escritor sorocabano Benecleto.
Em 5 de maio, também uma sexta-feira, será o segundo encontro, com o consultor em história, José Rubens Incao, que falará sobre “As feiras de muares de Sorocaba e sua importância nacional”. Neste segundo dia Zé Bocca também apresenta contação de causos.
Por fim, no dia do encerramento do projeto, 12 de maio, o tema será o dramaturgo sorocabano Luiz D’Abreu Medeiros e suas peças “Na Feira de Sorocaba” e “Distribuidor de gazetas”, ambas da segunda metade do século 19. Os atores Fabrício Bini e Osnival Bufalo farão uma leitura dramática da peça “Distribuidor de Gazetas”, a direção é de Lisa Camargo.
A proponente do projeto, Angeles Paredes Toral, conta que seu interesse se dá pelo fato do tema ser extremamente relevante para a história de Sorocaba. “É meu terceiro projeto sobre o tropeirismo, procuro sempre ressaltar um novo olhar e linguagens diferentes.” Segundo ela a cada vez que se debruça sobre pesquisas acaba sendo levada para uma nova descoberta.
Objetos raros
Além da série de atividades, o projeto conta ainda com uma exposição que será montada no andar térreo da Fundec. A mostra contará com um “pouso tropeiro” e os visitantes poderão conhecer artefatos históricos, como por exemplo, um tear liço e uma rede de dormir feita por “redeiras de rede” sorocabanas. Essas redes eram feitas para serem vendidas durante as feiras, ocasião em que triplicava o número de pessoas na cidade.
Entre os destaques da exposição está o “Manto Tropeiro: um breve olhar do caminho das tropas”, obra de Angeles Paredes e Carmen Kuntz, composta por desenho, aquarela e bordado livre. O manto ganhou o Prêmio Incentivo da 15ª Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc Piracicaba.
Todas as atividades têm entrada gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73 Centro Sorocaba. Mais informações pelo 3233-2220. (Da Redação)