Cultura tropeira é tema de série de encontros na Fundec

Com atividades gratuitas, projeto "Rebentou a Feira" começa dia 28

Por Cruzeiro do Sul

Trabalho bordado "Manto Tropeiro", uma das peças que será exposta

Palestras, apresentações de mágica, malabares, música, contação de causos, além de leitura dramática de peça da época. Essa é a programação do projeto “Rebentou a Feira”, contemplado pela Lei de Incetivo à Cultura (Linc) de Sorocaba e que será realizado na Fundec a partir de sexta-feira (28). Serão três encontros que também acontecerão nos dias 5 e 12 de maio. As atividades serão gratuitas e sempre das 14h às 17h. A programação ainda conta com uma exposição sobre Tropeirismo que ficará em cartaz até 12 de maio.

No primeiro dia do evento, 28 de abril, sexta-feira, o encontro terá como atração principal uma palestra com o historiador Sergio Coelho de Oliveira, que falará sobre “A importância da criação da Semana do Tropeiro em Sorocaba”. Na sexta ainda haverá a apresentação de números circenses com os artistas Augusto Torrine e Antonio Mendoza, e a leitura do poema Tropeiro Sorocabano, do escritor sorocabano Benecleto.

Em 5 de maio, também uma sexta-feira, será o segundo encontro, com o consultor em história, José Rubens Incao, que falará sobre “As feiras de muares de Sorocaba e sua importância nacional”. Neste segundo dia Zé Bocca também apresenta contação de causos.

Por fim, no dia do encerramento do projeto, 12 de maio, o tema será o dramaturgo sorocabano Luiz D’Abreu Medeiros e suas peças “Na Feira de Sorocaba” e “Distribuidor de gazetas”, ambas da segunda metade do século 19. Os atores Fabrício Bini e Osnival Bufalo farão uma leitura dramática da peça “Distribuidor de Gazetas”, a direção é de Lisa Camargo.

A proponente do projeto, Angeles Paredes Toral, conta que seu interesse se dá pelo fato do tema ser extremamente relevante para a história de Sorocaba. “É meu terceiro projeto sobre o tropeirismo, procuro sempre ressaltar um novo olhar e linguagens diferentes.” Segundo ela a cada vez que se debruça sobre pesquisas acaba sendo levada para uma nova descoberta.

Objetos raros

Além da série de atividades, o projeto conta ainda com uma exposição que será montada no andar térreo da Fundec. A mostra contará com um “pouso tropeiro” e os visitantes poderão conhecer artefatos históricos, como por exemplo, um tear liço e uma rede de dormir feita por “redeiras de rede” sorocabanas. Essas redes eram feitas para serem vendidas durante as feiras, ocasião em que triplicava o número de pessoas na cidade.

Entre os destaques da exposição está o “Manto Tropeiro: um breve olhar do caminho das tropas”, obra de Angeles Paredes e Carmen Kuntz, composta por desenho, aquarela e bordado livre. O manto ganhou o Prêmio Incentivo da 15ª Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc Piracicaba.

Todas as atividades têm entrada gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73 Centro Sorocaba. Mais informações pelo 3233-2220. (Da Redação)