Turnê-homenagem ao Legião Urbana começa em Sorocaba

Repertório terá músicas dos álbuns "As quatro estações" e "V"

Por Cruzeiro do Sul

Ex-integrantes da banda confirmaram show na cidade em 5 de maio

Outros dois discos lançados pelo grupo Legião Urbana vão ganhar homenagens com uma turnê que terá início em maio. “As quatro estações”, lançado em 1989, um dos álbuns mais importantes da banda, e “V”, que saiu em 1991, terão seus repertório usados como base “As V estações”. O primeiro show será em Sorocaba, no dia 5 de maio, no Recreativo Campestre.

Os dois remanescentes do grupo, o guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, estão à frente do projeto. Quem vai interpretar o vocal será o músico André Frateschi, já conhecido por participar de turnês sobre a Legião Urbana há oito anos.

Antes disso, os remanescentes da Legião se reuniram em 2012, em São Paulo, para uma apresentação em tributo a Renato Russo, mas com o ator Wagner Moura no vocal. A atuação de Wagner foi muito criticada até por fãs do grupo. André, que apresenta também um tributo a David Bowie, não teve tantos problemas. “Ele não está ali para imitar o Renato Russo, mas para ser ele mesmo”, explica Dado.

Sem retorno

É um tributo, uma homenagem, um reencontro ou uma reconexão, só não é a volta da Legião Urbana. E este é um detalhe importante, talvez mais para fins jurídicos relacionados aos embates travados entre os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois remanescentes do grupo, e o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, do que para os fãs -- mas ele sempre retorna. “A Legião Urbana acabou, o que fazemos é uma homenagem a ela”, reforçam os músicos.

Ninguém tem dúvidas. A Legião acabou no dia em que Renato Russo se foi, em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, vítima de complicações provocadas pela Aids. Mas, mesmo inviabilizado de prosseguir sem o magnetismo de seu grande líder, o grupo confirma ter um dos materiais afetivos mais poderosos dentre tudo o que se fez de rock nacional. E pode revalorizar isso de tempos em tempos.

A nova turnê de Dado e Marcelo, “As V estações”, acontecerá com o repertório de dois álbuns: “As quatro estações” e “V”. Duas realidades bem distintas de uma mesma banda. Do primeiro disco, que chegou a vender algo como 2 milhões de cópias, há feitos eternos e atuais provados por muitas revoluções, como “Há tempos”, “Pais e filhos”, “Quando o sol bater na janela do teu quarto”, “Monte castelo”, “Meninos e meninas” e “Sete cidades”. Do segundo, sem o mesmo estrondo e feito sob um contexto distópico do pós-Plano Collor, aparecem canções como “Love song, metal contra as nuvens”, “O teatro dos vampiros” e “Vento no litoral”.

Início em Sorocaba

O projeto que vai celebrar os dois álbuns começa a rodar o País a partir de 5 de maio, com um show no Recreativo Campestre, em Sorocaba. É curioso Dado e Bonfá fazerem a estreia de uma turnê, mais uma vez, em Sorocaba. “Mesmo quando ainda existia a Legião, fizemos muitas aberturas de turnês nessa cidade”, lembra o guitarrista. (Da Redação com Estadão Conteúdo)

Serviço:

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá -- Estreia nacional da turnê “As V Estações”
Sexta-feira (5), a partir das 20h30
Local: Recreativo Campestre - rua Francisco Paulo Braion, 650 Jd. Guadalajara
Ingressos: a partir de R$ 50 (pista - meia-entrada solidária mediante doação de 1kg de alimento não perecível)
Vendas: showpass.com.br
Classificação etária: 16 anos, exceto em setores open bar, onde a classificação é de 18 anos. Menores de 16 anos entram acompanhados com responsáveis legais.
Mais informações: (15) 4101-1920 (WhatsApp).