Desfile dos Tropeiros será dia 28 de maio

Tropa recebe bênção tradicional na Santa Casa e segue para festa no Parque das Águas

Por Cruzeiro do Sul

Em homenagem à cultura tropeira, participantes percorrerão ruas da cidade até o Parque das Águas

Sorocaba reverencia suas origens tropeiras no próximo dia 28 de maio, um domingo, quando acontecerá mais um Desfile dos Tropeiros na cidade. Parte da programação da 56ª Semana do Tropeiro, o evento começa às 9h com saída do Clube União Recreativo Campestre. O desfile, neste ano, une-se à 3ª Cavalgada Solidária #A Fome não é Fake. A realização é da Prefeitura de Sorocaba.

A concentração para o desfile acontece a partir das 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara. A tropa parte com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde o evento será concluído com uma festa aberta a todos. No trajeto, os cavaleiros passam em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na avenida São Paulo, local onde o grupo receberá a costumeira benção da tropa.

Após a bênção, o grupo prosseguirá pela rua Padre Madureira, avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, rua Mário Thame, ponte Salomão Pavlovsky, avenida Dom Aguirre, chegando ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Lá, os participantes poderão participar de uma grande festa aberta a todos, com exposição de artesanato e artigos tropeiros, além de várias atrações culturais.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do evento é resgatar e fortalecer a cultura tropeira do município. A tradição também relembra as antigas feiras de muares, que eram realizadas em meados do século 18, quando Sorocaba se tornou um importante ponto de referência desse comércio.

Tanto no Clube União Recreativo Campestre, quanto no Parque das Águas, haverá postos de arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha. A iniciativa será realizada por meio das secretarias municipais de Governo (Segov), Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid) e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Urbes Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, incluindo a sua Cavalaria Montada.

Itararé-Sorocaba

Uma comitiva, formada por integrantes de diferentes cidades paulistas, também forma a 10ª Tropeada Itararé-Sorocaba, quando serão percorridos cerca de 350 quilômetros de estrada, passando pelos municípios que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas. Eles sairão de Itararé, no dia 18 de maio, e seguirão pelo seguinte trajeto: Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Capela do Alto, Sarapuí e Sorocaba. Os tropeiros chegarão à cidade de Sorocaba no dia 27 de maio, depois de nove dias de viagem, e farão o pouso no Clube União Recreativo Campestre.

Também poderão participar comitivas e todos aqueles que desejarem, com seus animais. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo cuidado e segurança. Será proibido participar do evento com cavalo “magro” ou que esteja machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir bebida alcoólica durante o desfile.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99722-2205.

Exposição reúne fotos e objetos tradicionais

Para festejar a 56ª Semana do Tropeiro, tradicionalmente celebrada no final de maio, a exposição fotográfica “Tropeirismo Uma tradição secular” está em cartaz desde segunda-feira (1), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita poderá ser visitada até 31 de maio.

Desde o século 17 até o início do século 20, os tropeiros foram responsáveis pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas. Realizada pela Secretaria de Cultura, com o apoio do shopping, a exposição tem como objetivo aproximar a população da cultura tropeira.

O público poderá conferir 18 obras fotográficas, de desfiles sobre a temática, dos artistas Gui Urban, Zaqueu Proença e Adilson Incao. Além disso, foi preparada uma vitrine com peças e objetos dos acervos particulares de W Hannickel, Tertuliano Gago, Edson Vieira e José E. Bueno, que remetem à cultura tropeira. Durante a mostra, estará também exposta uma mula, confeccionada em resina por Paulinho Traias e Cordinhas, da cidade de Itatiba (SP).

A exposição gratuita poderá ser vista no Piso 1, do Bloco B do empreendimento, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O shopping fica na avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio. (Da Redação com Secom Sorocaba)