Sorocaba terá festivais culturais gratuitos
Editais somarão R$ 150 mil, contemplando espetáculos teatrais, de música e artes
Três grandes festivais culturais gratuitos serão realizados em Sorocaba no segundo semestre deste ano. A informação foi publicada ontem (3) pela Secretaria de Cultura (Secult), que trabalha na formulação dos editais. Serão R$ 150 mil para os festivais que oferecerão espetáculos teatrais, de música e artes multiplataformas.
A iniciativa cultural será possível graças a um incremento no orçamento da Secretaria de Cultura (Secult) para 2023, com o excesso de arrecadação que o Município teve no primeiro bimestre deste ano, informa a Prefeitura. O uso da verba foi tratado, na semana passada, em reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Vinculado à Secult, o CMPC é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, constituído por membros do Poder Público e da sociedade civil.
“De forma democrática, foi colocada em pauta a sugestão dos conselheiros de realizarmos esses festivais na cidade, fomentando a produção cultural e ampliando o acesso à cultura para as famílias sorocabanas e a sugestão foi acatada, por unanimidade, durante a reunião”, afirma o secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner.
Os festivais
A cantora Teresa Baddini, representante da sociedade civil no CMPC e responsável pela coordenação da organização do Festival de Música, intitulado “Harmonia Festival 2023”. Ela adianta que o evento envolverá músicas autorais, de todos os gêneros, instrumentais ou não, retratando a cena da música autoral na atualidade.
“O Festival vai promover interação cultural entre os artistas, retomando a tradição dos velhos e bons festivais de músicas, revelando novos talentos do cenário musical, além de promover o acesso à cultura, de forma gratuita, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população”, comenta Teresa Baddini.
Já, Marcelo Nascimento, também integrante do Conselho e responsável pela organização do Festival de Artes Multiplataforma, explica que o evento tem a intenção de mostrar a produção dos artistas das mais variadas áreas, em diversos espaços da cidade. “Essa iniciativa, muito bem-vinda do Conselho de Cultura, dará visibilidade aos artistas, fomentará a criação de novos públicos, que terão contato com diferentes formas de arte e valorizará espaços culturais alternativos de Sorocaba”, comenta Marcelo Nascimento.
O ator e diretor Mario Persico, representante da sociedade civil no CMPC. Ele, que atua na área teatral de Sorocaba há quase 50 anos, ficou responsável pela coordenação do Festival de Teatro. Segundo Persico, a ideia é realizar um evento inspirado no Festival Ícaro de Teatro, idealizado por Roberto Gill Camargo, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, que, junto com o Festival Tropeiro de Teatro, agitou o meio teatral da cidade na ocasião. “Além de fomentar o surgimento de novos atores e atrizes para o nosso cenário teatral, a ideia será de fomentar espaços culturais independentes da cidade. Assim, a edição poderá acontecer nos mais diversos espaços e regiões de Sorocaba, que serão convidados a receber o Festival”, explica Persico.
Os editais, agora, serão elaborados pela Secretaria de Cultura e, paralelamente, representantes do CMPC já se organizam, em grupos de trabalho, para tratar da formatação dos três festivais. A Secretaria de Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br. (Da Redação com Secom Sorocaba)