Museu Republicano de Itu reabre após adequações

Instituição, que completou 100 anos, tem programação especial em maio

Por Cruzeiro do Sul

Museu estava fechado desde 2020 para adequações às normas de segurança

Reaberto ontem (12), o Museu Republicano de Itu é uma das opções culturais para este final de semana. A instituição, que completou 100 anos em 18 de abril, volta a receber o público interessado em conhecer sobre o período do início da história republicana brasileira, assim como os fatos e personagens marcantes da cidade de Itu e região. A instituição participa com atividades especiais da Semana Nacional dos Museus, promovida de 15 a 21 de maio

Instalado no sobrado construído nas décadas iniciais do século 19, e que se tornou residência da família Almeida Prado, o fechamento do museu aconteceu em 2020 para adequação às normas de segurança contra incêndio. Foi neste imóvel que aconteceu a “Convenção de Itu”, em 1873, a convenção é tida como marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

O Museu Republicano foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Semana Nacional dos Museus

A reabertura se dá justamente no momento em que a instituição se prepara para integrar a programação da 21ª Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento começa na próxima segunda-feira (15) e segue até domingo (21), com mais de 3.500 atividades por todas as regiões brasileiras, totalmente gratuitas, e sob o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

No Museu Republicano haverá oficinas de pintura e bordado sobre as obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875), que serão realizadas entre os dias 16 e 19 de maio, às 10h e às 14h, respectivamente.

No sábado, dia 20, começa o curso de extensão “As muitas faces e fazeres de Miguelzinho Dutra”, que ocorrerá no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano. Por fim, no dia 22, será aberta a exposição “Ranulpho Amirat, monumentos e memória”.

O Museu Republicano fica na rua Barão de Itaim, 67 Centro Histórico. Interessados em participar das atividades da “21ª Semana Nacional de Museus”, podem conseguir mais informações no Setor Educativo por telefone (11 - 4023 0240 menu 3) ou enviando mensagem para o e-mail (edu.mrci@usp.br). (Da Redação)