Sorocaba tem representante em programa de culinária

Endrik Rafael participa da 10ª temporada do Masterchef Brasil

Por Thaís Marcolino

Endrik, de 32 anos, diz que participar do programa é a concretização de um sonho

Natural de Americana, mas morando em Sorocaba, no bairro do Éden, há mais de 25 anos, Endrik Rafael representa a cidade na 10ª temporada do Masterchef Brasil, programa culinário da Rede Bandeirantes. A concretização do sonho veio na segunda inscrição, quando realmente conseguiu avançar na seleção até garantir a vaga na cozinha do programa.

Em entrevista à produção do talent show, Endrik, de 32 anos, explicou que a “amizade” com as panelas veio ainda na adolescência, observando seus pais cozinhando. Hoje, além de cuidar de seus dois filhos junto com a esposa, a gastronomia virou uma grande obstinação na sua vida. Essa mudança surgiu com o programa, quando via as provas e decidiu se dedicar em melhorar e aperfeiçoar as mais diferentes técnicas da área. Quando viu as questões de sua vida pessoal resolvidas, decidiu que era hora de arriscar e se inscrever na competição.

Tido como “calcanhar de Aquilles” para muitos, a confeitaria é algo que Endrik gosta bastante. Inclusive foi com um doce, o petit gateau de chocolate com chantilly e frutas vermelhas, que o pastor conseguiu o avental das mãos do chef Rodrigo Oliveira, e finalmente, recebeu a confirmação de que participaria do elenco oficial da edição após o embate com outros três participantes. Antes dessa etapa, ele teve que passar por outros desafios técnicos.

O pastor evangélico na Igreja Presbiteriana Independente, também formado em design gráfico, considera sua fé como o grande trunfo para seguir longe no programa. “Não acho que Deus vai fazer algum milagre, me fazer um vencedor do nada, mas eu acredito que ele pode honrar a minha dedicação, meu estudo e minha vontade de estar aqui”, disse em entrevista ao programa. “O meu lema hoje no MasterChef é: ‘Fé em Deus e fogo nas panelas’”, complementa.

Nas redes sociais, assim que aprovado, Endrik contou ao público que o foco é cozinhar bem. “A brincadeira acabou! Agora é hora de mostrar pra vocês quem eu sou na cozinha. Foram quase 10 etapas seletivas (incluindo o que vocês não viram) pra chegar até aqui. Eu sei do que sou capaz, eu sei quem eu me tornei como cozinheiro e agora esse momento é todo meu! Eu sou um Masterchef 10. O foco é cozinhar bem, errar menos e tentar não tomar xingo do Jacquin”, brinca referindo-se a um dos jurados do programa.

Terceira vez

Essa é a terceira vez que Sorocaba tem um representante no Masterchef Brasil. Na quinta temporada amadora, em 2018, o padre Evandro, natural de Tietê, demonstrou boas habilidades na cozinha e chegou ao Top 6. Na época, ele morava no município e atuava como pároco da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Ipiranga.

Já no ano passado, durante a edição profissional, a cidade pôde torcer para o chef de cozinha Hichel Rodrigues, que hoje trabalha como coordenador gastronômico de alguns restaurantes e é dono de um food truck. (Thaís Marcolino)