Espetáculo ‘Ecos do Rio’ leva dança e história a Votorantim

Expedição científica é enredo das apresentações que serão gratuitas

Por Cruzeiro do Sul

Espetáculo trata da Expedição de Langsdorff (1826-1829) e seus personagens

O espetáculo de dança “Ecos do Rio” será apresentado no teatro Municipal de Votorantim nesta sexta-feira (2). Com direção de Alessandra Avancini Moreau, o enredo trata de um episódio da história de Porto Feliz. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos horas antes das duas sessões que realizadas na cidade.

Inspirado na histórica Expedição de Langsdorff (1826-1829), uma relevante exploração científica ocorridas no Brasil, o espetáculo, diz Alessandra, é uma celebração da história e cultura da região. Segundo ela, os espectadores são convidados a embarcar em uma jornada poética, onde cientistas, artistas, mulheres e canoeiros se aventuram em nome da ciência, percorrendo paisagens exuberantes e implacáveis, mergulhando na essência da natureza humana.

E as emoções também são apresentadas como matéria-prima para o espetáculo. “Ousadia, curiosidade, necessidade. Coragem e medo. Solidão. Saudade. Grandiosidade e tragédia. Lucidez e delírio. Quase duzentos anos após a Expedição Langsdorff, contemplamos a paisagem do porto, que permanece imponente, enquanto imaginamos as vozes e os silêncios que já se foram”, provoca o texto de apresentação da obra.

O espetáculo é uma construção poética do movimento. O “Eco” é o passado e o enredo é uma fusão de dança contemporânea, neoclássica e urbana, aliada à dramaturgia e música. O objetivo é retratar os profundos sentimentos das pessoas envolvidas na expedição, em suas paixões e dores. É um mergulho na rica história da região do Parque das Monções, em Porto Feliz.

Para a diretora artística Alessandra Avancini Moreau, este projeto promove a valorização da cultura local e levar a arte da dança a um público mais amplo, fortalecendo o circuito da dança no interior. “Estamos muito felizes em poder apresentar este espetáculo que, além de valorizar a história da região, traz uma proposta artística única, combinando dança, música e dramaturgia”, afirma entusiasmada.

A iniciativa foi contemplada pelo ProAC Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital 04/2022 voltado à circulação de espetáculos de dança. A apresentação dura 60 minutos e a classificação é livre.

O espetáculo estará em cartaz no Teatro Municipal de Votorantim nesta sexta-feira (2), com sessões às 15h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente antes do início do espetáculo. O teatro fica a avenida Vereador Newton Vieira Soares, 60. (Da Redação)