‘Guaracy’ mostra vínculo e afeto entre um avô e sua neta

Curta-metragem será exibido, dia 15, no Sesc Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

Animação foi feita com técnica de stop motion e tem 12 minutos de duração

O curta-metragem “Guaracy”, que relata o vínculo afetivo entre um avô e sua neta, tem exibição gratuita, no Sesc Sorocaba. O trabalho traz um olhar singular sobre tais vínculos, por meio de técnicas de animação, e terá sua estreia no dia 15, no teatro da unidade.

A obra foi idealizada pela neta de Guaracy de Souza, a artista Eliete Della Violla. Na construção do roteiro, direção e animação do projeto, ela contou com a ajuda do diretor Daniel Bruson, que já teve seu trabalho com animação premiado em festivais como o Anima Mundi, e também da professora universitária e doutora em Letras Talita Annunciato, que colaborou na elaboração do roteiro.

Utilizando recursos de stop motion, a animação é narrada pela idealizadora, mesclando materiais que vão desde partituras, cadernos, listas de videokê, pilhas de papéis em geral, até fotos e vídeos de acervo familiar, além do recurso da modelagem 3D para tratar de alguns ambientes da casa.

“Meu avô era uma pessoa extremamente musical, então, boa parte das lembranças que tenho dele se vinculam com algum som. O som das cordas do violão, a batida midi do playback que ele usava de base pra cantar, o som grave da voz dele no microfone com suporte improvisado”, são algumas das lembranças de Eliete que foram adaptadas para fazer parte do curta.

“O processo de construção levou 18 meses, tudo realizado por uma equipe dedicada que conta com dez profissionais, entre as funções de direção, roteiro, animação, produção, direção de narração, trilha sonora, mixagem e efeitos sonoros”, afirma a diretora de produção Andressa Moreira, à frente da AUA Produções.

A estreia do curta-metragem, com duração de 12 minutos, será às 20h do dia 15 de junho. Após a exibição do curta, haverá um bate-papo com os diretores, mediado por Isabella Pichiguelli. Além disso, o projeto contará com uma oficina, no dia 17, das 10h30 às 12h30, também no Sesc Sorocaba. A atividade é voltada para os entusiastas em fazer sua própria animação, ou aos que têm curiosidade sobre como é o processo de produção, com limite de 15 vagas.

“Ao costurar lembranças, afetos e perguntas sem respostas, o curta se expande para falar também do amor, dos diálogos entre gerações, da presença e da ausência insubstituíveis de uma pessoa querida”, afirmam os produtores do curta.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria da unidade, uma hora antes da exibição. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Da Redação)