7º filme de ‘Transformers’ chega às telonas sorocabanas

Final da Liga dos Campeões da Europa é opção para o sábado (10)

Por Thaís Marcolino

Com toda nostalgia dos anos 90, filme apresenta máquinas que se transformam em robôs e animais

As máquinas estão de volta! Com 16 anos de história e na memória de muitos fãs, o sétimo filme da franquia “Transformers” retorna aos cinemas hoje (8) nos cinemas de todo País. Os cinéfilos também podem conferir o longa de terror e suspense “O demônio dos mares”. Há ainda, a chance de apaixonados por futebol, assistirem a final da Liga dos Campeões da Europa entre Manchester City e Inter de Milão.

“Transformers: O despertar das feras” também é a sequência autônoma de “Bumblebee” (2018) e prequela de 2007, “Transformers - O filme”. Além de ser, supostamente, baseado no spinoff de “Beast wars: Transformers”, que apresentava robôs que se transformam em animais robóticos. A série de animação para TV foi exibida no Brasil nos anos 90, reinventando a saga dos Autobots e Decepticons.

Ambientada nos anos 1990, o filme levará o público a uma aventura global cheia de ação, enquanto os Maximals, Predacons e Terrorcons se juntam à batalha entre os Autobots e Decepticons na Terra. Noah, um jovem astuto do Brooklyn, e Elena, uma ambiciosa e talentosa pesquisadora de artefatos. Eles são arrastados para o conflito enquanto Optimus Prime e os Autobots enfrentam Scourge, o terrível inimigo empenhado em sua destruição

Para a crítica, o longa é um tributo à nostalgia. “Ele une os fãs de Transformers aos combinar personagens humanos e ação de destruição metálica que superam as animações vistas nos últimos dois filme de Michael Bay - que dirigiu as primeiras cinco edições da franquia”,analisou Matt Donato, crítico do site americano IGN. Para ele, o ponto forte do filme é a ação, “com uma cinematografia que permite acompanhar as lutas, não apenas ser bombardeado por imagens explosivas”, avalia.

Terror nos mares

O mar não é tão calmo quando parece. Pelo menos é o que mostra a nova ficção científica carregada de suspense e terror assinada pelo diretor Adrian Grunberg. Em “O demônio dos mares”, o petroleiro Paul Sturges, decide levar sua família em uma viagem de férias para a praia, mas o passeio se transforma em uma pesadelo quando eles acabam presos em uma plataforma no meio do oceano e são cercados por um tubarão megalodonte com sede de sangue. Para salvar sua família e levar todos de volta para casa em segurança, Paul deve sobreviver a uma batalha sangrenta e enfrentar a fera que fica mais insana a cada minuto. Josh Lucas, Fernanda Urrejola e Raúl Méndez integram o elenco da obra.

Futebol

A final da Liga dos Campeões da Europa, entre Manchester City e Inter de Milão, também será exibida nos cinemas, neste sábado (10). Com reprodução do TNT Sports, a partida será disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, às 16h -- horário de Brasília. Além do jogo, haverá a transmissão dos shows da cantora Anitta e do nigeriano Burna Boy. Esta é 69ª temporada do principal torneio de clubes do mundo.

Para chegar à final, o Manchester City venceu o Real Madrid por 5 a 1 no agregado das semifinais. Depois de 1 a 1 na Espanha, a equipe treinada por Pep Guardiola se impôs e goleou por 4 a 0 no confronto de volta. Já a Inter de Milão superou o rival Milan em semifinal tensa. Na partida de ida, o time azul fez 2 a 0. Um triunfo simples (1 a 0) nos 90 minutos decisivos garantiu o clube em mais uma final.

Pré-estreia

Baseado livremente na HQ “Flashpoint”, da DC Comics, o filme solo do herói interpretado por Ezra Miller no longa “Liga da justiça” (2017), chega aos cinemas de Sorocaba na semana que vem, mas os fãs podem conferi-lo na próxima quarta-feira (14), ainda na pré-estreia. O enredo mostrará a volta ao tempo de Barry Allen na tentativa de evitar o assassinato de sua mãe. Entretanto, o que ele não esperava é que sua atitude teria consequências catastróficas para o universo. (Thaís Marcolino)