Com grande apelo publicitário live-action ‘Barbie’ estreia hoje
Salas ainda recebem "Oppenheimer", a história do pai da bomba atômica
Agora sim, o rosa está mais do que liberado! Assunto nos mais diversos ambientes pelos últimos meses e com grande expectativa do público, o primeiro live-action da “Barbie” chega aos cinemas de todo Brasil hoje (20). Mas, além dele, outro longa que deve movimentar as salas de cinema é o “Oppenheimer”, que tem como base a construção das primeiras bombas atômicas.
Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” tem recebido, no geral, boas notas da crítica internacional. A revista Empire o classificou como “dolorosamente engraçado”, enquanto o jornal britânico Independent o descreveu como “alegre minuto a minuto”. O elenco, sobretudo a Barbie e o Ken principais, estrelados por Margot Robbie e Ryan Gosling, respectivamente, também recebem elogios por parte dos especialistas. “A performance deles é ótima e de puro entretenimento. O elenco inteiro é brilhante”, afirmou Joseph Deckelmeier, do Screen Rant.
Na sinopse, o live-action mostra a vida perfeita da boneca que vive em Barbieland -- o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia --, até que a personagem começa a se questionar sobre o sentido de sua existência. Forçada a viver no mundo real, Barbie e Ken precisam lutar com as dificuldades do dia a dia. E, no fim, os perrengues mostram a ela que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
Com grande apelo publicitário em toda a divulgação, a Mattel -- criadora da boneca -- também anunciou, em junho, o lançamento da nova coleção inspirada no filme. A linha inclui bonecos com os looks dos personagens, além de um carro conversível rosa e a icônica casa da Barbie.
Pai da bomba atômica
Outra grande estreia da semana aclamada e esperada pelo público é “Oppenheimer”, do diretor britânico Christopher Nolan (“Tenet”). O longa é baseado na biografia vencedora do Prêmio Pulitzer -- “Prometeu americano: O triunfo e a tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer -- conhecido por muito tempo como o “pai da bomba atômica”. Ele é físico teórico da Universidade da Califórnia e dirigiu o Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan -- que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama mostra o físico e um grupo de outros cientistas ao longo do desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Além da história, outro ponto que chama a atenção do público é a escalação do elenco. Entre eles, Cillian Murphy, responsável por dar vida ao físico. “O ator confere humanidade ao herói falho proposto pelo roteiro ao somar firmeza e fragilidade em um equilíbrio sublime. Isso o torna digno dessa figura retratada em suas maiores glórias e piores desgraças”, analisa a crítica do portal Jovem Nerd. A atuação de Murphy ainda o coloca como uma das figuras esperadas para compor a lista de melhor ator do Oscar.
Comédia
Para boas risadas, outra estreia é “Loucas em apuros”. O enredo mostra que as amigas Audrey, Lolo, Kat e Deadeye se unem após uma viagem a negócios malsucedida. Juntas, as quatro vão experienciar uma jornada épica pela Ásia em busca da mãe biológica delas, passando por diversos momentos de autodescoberta, estreitando ainda mais os laços de amizade entre elas. (Thaís Marcolino)