Com gêneros diversos, salas de cinema terão oito estreias

"A era de ouro" e animação "Gatos no museu" são os destaques

Por Thaís Marcolino

Em "A era de ouro", Jeremy Jordan vive Neil Bogart, criador da Casablanca Records

Há um tempo os cinemas de Sorocaba não lançavam, ao mesmo tempo, tantos filmes em uma única semana. A partir de hoje (10), oito novos longas passam a integrar a programação da cidade. Os gêneros são diversos. Entre eles, terror, documentário, animação infantil, animes, comédia dramática e musical.

O primeiro deles fala sobre um dos responsáveis pela revelação de grandes artistas do cenário musical, como Kiss, Parliament, Donna Summer e The Village People nos anos 70. “A era de ouro” é um filme biográfico musical sobre Neil Bogart, criador da Casablanca Records e vivido por Jeremy Jordan. A trama mostra a história de superação de um homem que, apesar de morrer aos 39 anos, viu seu sonho se tornar realidade graças à perseverança e à crença de que tudo é possível e vale a pena tentar. A direção fica a cargo de Timothy Scott Bogart, filho da figura central da trama.

Aguardado pelos brasileiros, sobretudo os devotos do padroeiro dos guerreiros, o documentário “São Miguel Arcanjo - O anjo maior” chega às telonas brasileiras na expectativa de alcançar o mesmo público que teve nos Estados Unidos: 50 mil ingressos em um único dia. Com enredo e direção do polonês Wincenty Podobinski, o filme apresenta entrevistas com escritores, fiéis e membros do clero, que compartilham suas perspectivas sobre o chefe do exército celeste. O público poderá conferir, também, visitas a santuários icônicos, como o Monte Sant’Angelo e Santa Maria La Nova, na Itália.

Estreado mundialmente no 76º Festival de Cinema de Cannes em 2023, onde concorreu à Palma de Ouro, “Asteroid city” é uma comédia dramática ambientada na década de 1950. Apresentada em formato de peça, a história segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala. Acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção. Estão no elenco os atores Jason Schwartzman, Scarlett Johansson e Tom Hanks.

Terror

O ursinho Pooh e seu amigo Leitão não estão tão fofinhos quanto na história contada, desde 1926, em todo o mundo. A releitura macabra “Ursinho Pooh: Sangue e mel” mostra que após serem “abandonados”, os personagens ficam furiosos, famintos e magoados. Perdendo totalmente a personalidade amigável e mansa, eles agora são um urso e um porco altamente ferozes a procura de presas e desejando matar qualquer um que se atreva a entrar na Floresta dos Sonhos Azuis.

Animação

Nada como uma animação leve e cheia de risadas para aliviar o clima. E é isso que “Gatos no museu” promete oferecer. O filme infantil mostra a amizade do gato Vincent e do rato Maurice, que escapam de um enchente. Com isso, são enviados para São Petersburgo, na Rússia. Em busca de uma verdadeira família felina, o gato conhece um esquadrão felino que protege o museu da cidade de roedores. Para não perder o velho amigo, Vincent tenta escondê-lo, mas entre tantas aventuras, esses guardas de quatro patas não imaginam que a Monalisa -- uma das pinturas mais famosas da história -- está preste a ser roubada.

Gangues de Tóquio

A mostra de cinema “Gangues de Tóquio”, realizada pela Sato Company -- uma das mais renomadas empresas de distribuição de conteúdo asiático no Brasil -- exibe por uma semana três filmes icônicos que abordam o tema que dá nome à Mostra. Um dos destaques é “Akira”, de Katsuhiro Otomo. Remasterizado em 4K, a produção é considerada um marco da animação japonesa. Trata-se da adaptação de um popular mangá publicado em 1981, com roteiro e arte de Otomo

Já “Tokyo Revengers” estava programado para estrear em 2020, mas precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19. A trama gira em torno de Takemichi Hanagaki, que acaba viajando para o passado no momento em que sua ex-namorada é assassinada. Com a oportunidade, ela tenta reverter a situação e mudar o futuro.

Por último, os fãs de anime podem conferir a história de Naoko no longa “Office Royale”. Funcionária em um escritório como outro qualquer, a chegada de Ran Hojo -- que tem o carisma e a força de uma heroína de mangá -- muda todo o cenário daquele lugar. (Thaís Marcolino)