Nazismo e democracia são temas da peça teatral ‘A onda’

Exibição será domingo (27), no Teatro Escola Mario Persico

Por Cruzeiro do Sul

Baseado em fatos reais, peça conta história de alunos usados para um experimento social

Um professor universitário que faz um experimento com seus alunos de estudos sociais. Este é o contexto da peça teatral “A onda”, que será apresentada domingo (27), às 19h no Teatro Escola Mario Persico. O ingresso tem preço único de R$ 20.

Em 1967, na Califórnia, nos Estados Unidos, o professor Ron Jones fez um experimento com seus alunos de estudos sociais. Basicamente, ele gostaria de estimular os estudantes a responder o seguinte: seria possível um regime como o nazista renascer hoje em uma democracia?

O professor então faz uma experiência com seus alunos, sem que eles saibam que estão sendo usados para demonstração da tese que o nazismo não é algo distante ocorrido na Europa e que na verdade ele pode vir à tona em qualquer momento e lugar.

A trama do espetáculo mostra como simples estudantes podem transformar-se em criminosos, amparados em ideias à priori boas como disciplina e pertencimento a um grupo de auxílio mútuo. O texto original é de Todd Strasser e inspirou filmes e a série “Nós somos a onda” (2019). No teatro, a adaptação é assinada por Mario Persico, que também integra o elenco da peça.

Participam do espetáculo os atores: Cesar Augusto, Eloisa Soares, Fabricio Catani de Freitas, Giovanni Lucca Camargo, Gustavo Ribeiro, Gustavo do Nascimento, Lenice Gomes, Mizael Herrera, Jeff Saints, Joyce Stefane Brasil, Lais T. de Souza, Pedro Machado, Rebecca Lopes, Rita de Cássia, Stephany Araújo de Alencar.

A Escola de Teatro Mario Persico fica na rua da Penha, 823, Centro. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na sede da escola. Outras informações pelo (15) 3035-1566. (Da Redação)