Biblioteca Municipal de Sorocaba terá contação de história em Libras
Atividade gratuita será sexta-feira (1) no Alto da Boa Vista, com histórias sobre meio ambiente
O uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na contação de história é a novidade desta semana na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista. Promovida pela Secretaria de Cultura, a ação acontece na sexta-feira (1), às 14h e será ministrada pela professora doutora Maria Ângela de Oliveira, da Associação do Amor Inclusivo (AAI). Hoje (29), na Biblioteca Municipal Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury, no Centro, acontece a oficina arteterapia com rosáceas. As duas atividades são gratuitas.
Maria Ângela vai contar quatro histórias relacionadas ao tema do meio ambiente e importância em preservá-lo. São elas: “Os girassóis e as diferenças”; “O ciclo da água e a vida”; “Os animais na floresta encantada”; e “Os 3Rs do consumo Inteligente”.
Pedagoga com licenciatura em Letras/Libras e Doutora em Educação Matemática, Maria Ângela de Oliveira é especialista em Libras e Educação de Surdos; em Cegueira e Surdo Cegueira; em Psicopedagogia, Neuropedagogia e Psicomotricidade; em Educação Infantil, Artes e Ludicidade; e em Educação Especial (Desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem).
As atividades gratuitas comemoram o Dia Internacional do Surdo (30 de setembro), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), Dia Internacional da Língua de Sinais (23 de setembro) e o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e fazem parte de uma programação especial promovida na Biblioteca Municipal, às sextas-feiras, com o intuito de oferecer uma agenda cultural diferenciada ao público, atraindo as famílias ao local, além de incentivar o gosto pela leitura.
O público participante pode contribuir com a AAI, levando papel sulfite, lápis, borracha e lápis de cor. Não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.
Arteterapia
Adolescentes a partir de 12 anos e adultos podem participar, hoje (29), às 14h, da oficina “Um universo de flores”, envolvendo arteterapia com rosáceas, ministrada pelo artesão Alexandre Piol, na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. A atividade tem como objetivo apresentar ao público uma forma de arteterapia que também estimula a criatividade.
Na oficina, o artesão Alexandre Piol ensinará os participantes a desenhar, de forma simples, utilizando a geometria dos círculos, lindas rosáceas (rosas estilizadas), muito utilizadas na construção de mandalas, usadas nas terapias meditativas e contemplativas. A atividade é gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.
Na sexta-feira (1), a Biblioteca Infantil recebe, às 14h, o curso gratuito de Arteterapia com Mandalas, com a terapeuta holística Iracema Maria dos Santos, voltado ao público a partir de 9 anos. A atividade busca, por meio da confecção de mandalas, pintadas com canetinhas e lápis de cor simples ou aquarelável, incentivar a criatividade e a arte, de uma forma terapêutica, com a cromoterapia (terapia das cores). As vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever pelo e-mail: eventos.bms@sorocaba.sp.gov.br.
A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. (Da Redação)