Mostra ‘Ascensão’ reverencia ancestralidade

Exposição com trabalhos de Alexandre Ignácio Alves está em cartaz no Fama Museu, em Itu

Por Cruzeiro do Sul

Ignácio Alves representou personagens de sua família como forma de reverenciar a ancestralidade

Com 10 pinturas de grande formato, a exposição “Ascensão” está em cartaz no Fama Museu, em Itu. Os trabalhos são do artista visual Alexandre Ignácio Alves que retratou nas telas personagens de sua família. O projeto, segundo Alves, é uma forma de reencontrar seus ancestrais. A entrada é gratuita e a mostra pode ser vista até o final do mês.

Mesmo o título da mostra tendo referência religiosa -- momento em que Jesus Cristo foi elevado às alturas diante de seus discípulos -- o artista promove reencontros, não apenas com seus familiares retratados, mas sobretudo com a capacidade de atenção do olhar. Outro objetivo do artista é driblar a profusão de imagens do mundo contemporâneo, o estereótipo e o preconceito que ainda rondam a vida das pessoas negras no Brasil. O projeto foi contemplado pelo ProAc 2022, e, já passou pelo MIS-Campinas e Oficina Cultural Oswald de
Andrade, em São Paulo.

Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha. Estudou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em 1998. “O artista dispensa a convencional literalidade da imagem fotográfica para enveredar por seu profundo interesse nas imagens do passado, em especial àquelas vinculadas às tradições artísticas ocidentais”, afirma o curador Tiago Gualberto no texto crítico sobre a mostra. Sobre o trabalho de Alves ele afirma ainda que ele busca referências também nas “antigas esculturas em pedra e as técnicas de pinturas monocromáticas. Essas tradições alimentam o artista de um repertório dedicado a construção de volumes a partir de um cuidadoso uso de tonalidades sutis e nuances”, finaliza.

O museu

O Fama Museu ocupa uma área de 25.000 m2 no centro histórico da cidade de Itu. O acervo tem foco na arte brasileira e inclui obras contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia. A mostra “Ascensão” segue em cartaz até dia 30 de setembro, podendo ser visitada de quarta a domingo, das 11h às 17h. O museu fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Centro de Itu. Outras informações no telefone (11) 4022.4828, pelo site http://www.famamuseu.org.br ou nas redes sociais do artista @alexandre_ignacio_alves. (Da Redação)