Ciclo de Cultura Tradicional destaca serestas e cururu

Debates e apresentações acontecem em Tatuí, neste sábado (30)

Por Cruzeiro do Sul

Com personagens caipiras, peça da Nossa Trupe narra a simplicidade do cotidiano do interior

O Ciclo de Cultura Tradicional (CCT), evento itinerante dedicado à valorização e reflexão das tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes que existem no Estado paulista, segue por mais quatro cidades na edição de 2023. O Ciclo tem sua próxima parada em Tatuí neste sábado (30), a partir das 17h30. O evento será sobre o canto cururu, serestas e causos. A programação conta com apresentação teatral e exibição de um documentário em curta-metragem focado na resistência de um grupo de cururueiros tatuianos. A ação ainda passará por Itanhaém, Cananéia e Taubaté.

Em Tatuí o palco será montado na praça Manoel Guedes (praça do Museu). A programação percorre os causos e as serestas, manifestações fortes nessa região. Às 17h30, a apresentação dos Seresteiros com Ternura, tradicional grupo tatuiano coordenado por Maria Inês Camargo, que explora um repertório composto por samba-canção, samba-choro, boleros, valsas, chorinhos e modinhas.

Às 18h30 e 20h30 será a vez da intervenção da Nossa Trupe Teatral, companhia que narra a simplicidade do cotidiano do interior a partir dos personagens caipiras Dito, benzedeiro da vila; Tonho, dono da venda; e Zé, violeiro que ficou de aparecer e não chega.

A exibição do documentário “Raiz e alma - Um registro da cultura do cururu em Tatuí”, com direção de William Lima, será às 19h. O trabalho mostra o cururu, canto de improviso, e depoimentos dos membros de cururueiros tatuianos e apoiadores que lutam para manter a tradição ativa na região. Em seguida, Antonio Filogenio de Paula Junior, diretor de educação e cultura da Casa Batuqueiro, vai mediar o bate-papo com a empreendedora do turismo rural e estudante de serviço social Cleonice de Andrade, o professor e pesquisador Jaime Pinheiro e o jornalista Ivan Camargo.

Para finalizar, às 20h40 será realizado o Encontro de cururueiros: Buenão, José Pinto & Rubinho Véio. Os três são cantadores de improviso que atravessam gerações e se encontram para um duelo.

Cultura tradicional

O Ciclo de Cultura Tradicional faz parte das Oficinas Culturais -- Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O objetivo é preservar as tradições populares e mostrar como elas resistem pelas diferentes gerações.

Em 14 de outubro, a iniciativa passará pela cidade de Itanhaém e concentrado no modo de viver da comunidade caiçara, no dia 11 novembro em Cananéia, onde a cultura indígena vai dominar, e no dia 19 de novembro em Taubaté com a história do Maracatu. Nessas cidades por onde o CCT 2023 passará, a correalização é com as Prefeituras Municipais.

Mais informações sobre o evento pelo https://oficinasculturais.org.br/programa/ciclo-de-estudos-sobre-cultura-tradicional-e-contemporaneidade/(Da Redação)