Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos

O falecimento foi confirmado pela família do ator, nesta quinta-feira (28)

Por Cruzeiro do Sul

Michael Gambon ficou conhecido, principalmente, pelo personagem Alvo Dumbledore, de Harry Potter

O ator britânico Michael Gambon, que interpretou o personagem Alvo Dumbledore em seis dos oito filmes "Harry Potter", morreu aos 82 anos, anunciou sua família nesta quinta-feira (28).

Em meio século de carreira, Gambon recebeu quatro prêmios Bafta por papéis na televisão e interpretou o diretor da escola de bruxos de Hogwarts na série de filmes Harry Potter.

"Michael, um marido e pai amado, morreu pacificamente no hospital, ao lado da esposa Anne e do filho Fergus em decorrência de uma pneumonia", afirma um comunicado divulgado pela família.

Para o público britânico, ele também era conhecido como o comissário Maigret, personagem título de uma série exibida no canal ITV. Gambon estreou no teatro, em uma produção de Otelo em Dublin, em 1962. Em 1998, o ator foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II por sua contribuição para o mundo do entretenimento.

O ator, que também gostava de dirigir carros, deu nome a uma curva do circuito do programa de televisão Top Gear, na qual quase sofreu um acidente. Após o anúncio da morte, Jeremy Clarkson, ex-apresentador do Top Gear, afirmou que Gambon era um homem "extremadamente divertido e um convidado incrível", em uma mensagem na rede social X (antes Twitter). (AFP)