Academia Sorocabana de Letras apresenta novos projetos
Entidade empossa novos membros e quer estreitar laços com a comunidade
A literatura desempenha um papel fundamental na preservação da identidade cultural de uma cidade. Em Sorocaba, a Academia Sorocabana de Letras representa uma parte valiosa do patrimônio cultural imaterial do município e atua fortemente no resgate histórico e no incentivo às práticas literárias.
Atualmente, a entidade é composta por 32 membros com um mesmo objetivo: estimular a participação da população na construção cultural do município. “Hoje, se perguntarmos sobre a Academia Sorocabana de Letras para um jovem, ele não saberá responder o que é, muito menos qual a sua importância e sua finalidade, porque ele não teve nenhuma vivência com a instituição”, explica o atual presidente da entidade, Antonio Luiz Pontes.
O seu mandato com duração de dois anos , teve início em abril deste ano e, até o momento, Pontes avalia os resultados como positivos. “No primeiro momento, conseguimos fazer todos os ajustes financeiros que estavam atrasados. Agora estamos renovando nossos membros”, comenta com orgulho.
Novos membros
Ao todo, a Academia Sorocabana de Letras é composta por 40 cadeiras, com grandes nomes da literatura brasileira, e até o final do seu mandato, Pontes pretende preencher todas. Neste ano, já foram realizadas seis posses, a última aconteceu ontem (30), a acadêmica Íria de Fátima Flório foi empossada para ocupar a cadeira nº 20, do patrono Manuel Carneiro de Sousa Bandeira. Outras duas posses estão agendadas para esse ano.
Além desse projeto, Pontes também cita os projetos realizados em instituições de ensino, desde concursos literários até a contação de histórias. “O importante para nós é sair de nossas cadeiras e ir até as pessoas, e fazer que a academia seja, de fato, uma instituição acolhedora e que faça diferença para a cultura sorocabana”, ressalta.
Os membros acadêmicos são escolhidos por meio de um questionário e de uma avaliação, analisada por dois acadêmicos já instituídos e pelo presidente da entidade.
Dia do Tropeiro
Outro projeto nos planos de Antonio Luiz Pontes, é a viabilização do Dia Nacional do Tropeirismo, celebrado em 3 de julho. “Muito embora conste na internet a data, ela não é oficial, portanto, estamos tomando a frente para que isso aconteça”, conta Pontes com entusiasmo.
O presidente ressalta a importância do tropeirismo para a região de Sorocaba, considerada referência para a história do Brasil, e reforça a necessidade de conhecermos a nossa história. “Culturalmente falando, isso é extremamente importante! Os tropeiros são nossos heróis, e é por causa deles que estamos aqui hoje, eles foram desbravadores e fazem parte do nosso desenvolvimento. Portanto, nós precisamos conhecer nossa história e saber da sua importância”, reforça.
A mobilização do projeto será feita por meio da divulgação do tropeirismo que, nas palavras de Pontes, representa nossos “heróis nacionais”, e pretende ampliar o movimento a nível nacional.
“A nossa história proporcionou a oportunidade de sermos reconhecidos como um bem patrimonial cultural imaterial do município. Nós tivemos pessoas importantes e reconhecidas em nossas cadeiras. E, em razão desse histórico, é que, hoje, nós podemos afirmar que a Academia Sorocabana de Letras é uma representatividade cultural muito grande para Sorocaba”, finaliza Pontes. (Beatriz Falcão - programa de estágio)