Mostra Agro Cultura chega hoje a cidade de Porto Feliz
A cidade de Porto Feliz (SP) é a quinta cidade a receber o projeto Agro Cultura, que está percorrendo as cidades do Estado de São Paulo com exposições que retratam a diversidade agrícola de cada região do Brasil. A mostra na cidade segue até 26 de outubro, na Secretaria Municipal de Cultura. Além da exposição, o público poderá participar hoje (12) de uma oficina de pintura gratuita que acontecerá das 10h às 13h, na praça da Matriz.
A proposta do projeto Agro Cultura é mostrar o potencial da agricultura brasileira e fazer uma retrospectiva resgatando as origens e o futuro e como a tecnologia se faz necessária. Ao todo são 20 quadros em acrílico sobre tela, medindo 80x60, pertencentes ao acervo da Pintura Solidária e elaborados por artistas plásticos da região, de forma voluntária. O projeto foi iniciado em São Roque, passando por Mairinque, Sorocaba, Votorantim, e percorrerá ainda as cidades de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra.
Segundo a presidente da Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, o projeto tem como objetivo promover e estimular a produção cultural e artística. “Nas cidades que percorremos despertamos o interesse do público pelas artes plásticas, destacando que a cultura é essencial no desenvolvimento do potencial humano”, comentou. “Estamos felizes por chegar a Porto Feliz e promover essa mesma experiência para toda a população”, frisou.
O Agro Cultura é realizado pelo Ministério da Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e Pintura Solidária com patrocínio do programa Case Multiação, mantido pelas empresas Case Construction, Case IH e Banco CNH Industrial Capital, e da distribuidora Ruff, contando, em Porto Feliz, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, que fica na praça Doutor José Sacramento e Silva, 59, Centro.
Pintura Solidária
Criada em 2003, a Ong Associação Cultural Pintura Solidária “Vamos colorir a vida”, é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social. Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades. Outras informações no site: www.pinturasolidaria.org.br (Da Redação)