Brasital recebe exposição de Júlio Veredas em São Roque
Vai ser aberta, neste sábado, às 16 horas, em São Roque, a exposição Profundus, Sertanus, Incantatus do artista plástico sorocabano Júlio Veredas. As obras ficarão expostas, até 30 de novembro, na Sala dos Italianos, no Centro Cultural Brasital.
No final dos anos 1970, Veredas, ao ganhar uma fita cassete de um artista Elomar Figueira Mello, se apaixonou pelo trabalho do músico e compositor. E foi essa obra, que continha um dialeto próprio e uma sonoridade singular, que inspirou os trabalhos dessa exposição.
Na abertura do evento haverá ainda um show da cantora Marcia Mah e do violonista Zé Marcos interpretando canções de Elomar Figueira Mello, como O Pedido, Arrumação, Chula no Terreiro e Puluxias do Tropeiro Gonsalin. A apresentação terá também canções autorais da Marcia, incluindo Sertanias - inspirada no livro Grande Sertão - Veredas e com arranjo de Cao Alves, artista que já participou de várias produções de Elomar e que foi integrante do grupo Tarancon.
A mostra Profundus, Sertanus, Incantatus, com curadoria do mestre em artes visuais Allan Yzumizawa, traz aproximadamente trinta obras de Júlio Veredas - entre desenhos feitos em grafite sobre papel, nanquim sobre papel e aquarela - criadas desde o início dos anos 1980, quando conheceu Elomar pessoalmente -, até 2022. O projeto é realizado com o prêmio Exposição Inédita do PROAC 2022 com apoio do Centro Cultural São Paulo.
Conhecido por uma obra influenciada drasticamente pela música e pela literatura, Júlio conta que os trabalhos apresentados nessa exposição inédita também são influenciados pela poética do escritor Guimarães Rosa, que busca reconstruir a imagem do sertão e universaliza o eterno conflito entre o ser humano e o destino que o espera - característica comum com a música de Elomar Figueira Mello.
Elomar Figueira Mello, baiano de Vitória da Conquista, é compositor, escritor, violonista e cantor. Hoje, com 85 anos, é considerado um artista ímpar na música brasileira e sua obra surge como um marco significativo dentro do panorama da música popular brasileira.
Júlio Veredas
Com uma atuação intensa a mais de 40 anos na artes visuais, o sorocabano Júlio Veredas, se destaca pela singularidade de seu trabalho, que dialoga com a música e a literatura e constrói uma obra que traz aspectos da cultura popular sob a perspectiva da busca e exploração do sertão de si mesmo. Artista autodidata, desde muito cedo passou a frequentar cursos livres de artes e atuar na área de eventos culturais.
Serviço:
Profundus, Sertanus, Incantatus | Júlio Veredas
Local: Centro Cultural Brasital - Sala dos Italianos
Endereço: Av. Araçaí, 250 - Vila Aguiar, São Roque - SP, 18130-235
Período: até 30 de novembro, de domingo a segunda-feira, das 9h às 16h
Entrada gratuita