Serie documental ‘Votorantim Visto do Chão’ estreia nesta 2ª

Trabalho apresenta bairros e personagens importantes para a cidade

Por Cruzeiro do Sul

Seu Juvenal, morador do Green Valley, criou um projeto de valorização do bairro

Com estreia marcada para amanhã (18), às 18h30, a série documental “Votorantim Visto do Chão” vai apresentar bairros da cidade e seus moradores, destacando as atividades comunitárias que exercem e a importância para o desenvolvimento social e humano do município. Serão 10 episódios que serão exibidos, de segunda a sexta-feira, na TV Votorantim (TVV), com reprises aos sábados, às 17h.

A estreia será com o Jardim Novo Mundo. O episódio apresenta Maicon. Ele vivenciou na pele o que caracterizou o bairro por muito tempo: a violência. Maicon perdeu parte da visão no início dos anos 2000, mas jamais saiu do local em que cresceu e se transformou em empresário do ramo de telecomunicações. O espectador também vai conhecer a tia Celina, que conduz um projeto social com crianças carentes da comunidade; e um dos primeiros moradores do bairro: o seu Evangelista.

Na terça-feira (19), a série explora um ambiente cheio de água, verde e animais, o Bairro dos Morros. Este episódio apresentará uma zona mais rural da cidade de Votorantim, com pessoas engajadas no cuidado e no cultivo dos recursos da natureza, assim como Kátia, moradora do bairro há 24 anos, pedagoga e educadora ambiental no Sítio Reino Animal.

Já na quarta-feira (20), a visita é ao bairro Green Valley. Dentre os personagens apresentados no episódio está o líder comunitário Juvenal. Ele, que está com 67 anos, conta que chegou ao Green Valley quando tudo lá ainda era “pura terra”. Criador de projetos como “Conheça e Ame Seu Bairro”, desenvolvido em escolas da comunidade, Juvenal continua participando ativamente das lutas por melhorias no local.

A série

O nome da série, explica o texto de apresentação, remete a importância de lançar olhares para a comunidade e seus agentes. O projeto foi viabilizado através de termo de fomento junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas CultSP, com emenda parlamentar obtida pelo ex-deputado estadual Estevão Galvão, intermediado pelo vereador Luciano Silva (Podemos).

A produção teve início em fevereiro de 2023 pela Associação de Entidades Usuárias e Administrativas do Canal Comunitário da Cidade de Votorantim e tem a coprodução da Primos Artistic Films, com apoio da Provocare Editora e Comunicação. A produção executiva é de Werinton Kermes, direção de Rony Queiroz e Alison Soares e a produção e as entrevistas foram realizadas por Kaká Martins.