Vida do Palhaço Fedegoso é tema de documentário
Artista dedicou sua vida à arte, sendo importante referência circense
Com previsão de estrear em maio deste ano, o documentário “Hudi-Fedegoso-Rocha” está em fase de produção. Contemplado pelo Edital 2023, do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim, o trabalho vai contar a história do eterno palhaço Fedegoso que, nascido em Araçariguama, tem uma estreita história com Sorocaba e Votorantim.
A direção é de Guilherme Telli. Segundo ele, o projeto visa enaltecer a vida e a obra do artista circense. O filme retratará os mais de 70 anos de carreira do palhaço, que morreu em julho de 2023, após dedicar toda sua vida à arte.
O curta também vai apresentar história de pessoas ligadas ao palhaço. O projeto contará com depoimentos de artistas e familiares que fizeram parte da trajetória do artista. Entre os destaques, estão as três ultimas remanescentes da velha guarda do Circo-Teatro Guaraciaba: a própria dona Guaraciaba Malhone; Iracema Cavalcante, que fez diversos duetos com o Hudi, como a palhaça “Fedegosa”; e dona Ediméia Rocha, que foi esposa do Hudi.
Telli lembra que, inicialmente, o projeto seria uma homenagem em vida, e contaria com o próprio palhaço em cena. Além de diretor do curta, Telli também é ator, palhaço e arte-educador, já tendo dividido o palco com Hudi por diversas vezes.
Entremeando os depoimentos, serão exibidas imagens de arquivo, para que todos possam conhecer mais desse artista ímpar para a cultura da região e do Brasil”. Telli revela que, durante o filme, os espectadores serão surpreendidos com um paralelo de como seria a dramaturgia com a presença do homenageado.
Vida no circo
Hudi Rocha nasceu dentro das lonas do circo, no dia 22 de setembro de 1939, em Araçariguama. Com 3 anos, iniciou sua trajetória como o palhaço “Preguinho”, personagem que interpretou por 11 anos no circo da família. Em 1954, no Circo Novo Mundo, conheceu a primeira esposa, Zulméia da Rocha Camargo, com quem teve cinco filhos e, tempos depois, formaram o Duo Rocha, uma dupla musical. Ainda no Circo Novo Mundo, Hudi deu vida ao personagem que o acompanharia pela vida toda, o palhaço Fedegoso.
O artista foi proprietário de vários circos, um deles foi a companhia Circo Irmãs Rocha, idealizado em homenagem às filhas. Em 1963, foi convidado por Antônio Malhone para trabalhar no Circo Guaraciaba, onde iniciou os trabalhos com o circo-teatro e obteve destaque com o Duo Rocha, formado com seu filho Hudson Santos da Rocha Camargo, o palhaço Kuxixo, fruto do segundo casamento de Hudi, com Ediméia Rocha.
O artista circense já participou de projetos em Sorocaba, onde se apresentava para crianças na Biblioteca Infantil, e foi contemplado com o Prêmio Palhaço Carequinha, do Ministério da Cultura, em reconhecimento ao seu trabalho.
O filme tem previsão de estreia para o mês de maio, as datas serão acordadas com a Secretaria de Cultura de Votorantim, mas, segundo o diretor, já tem algumas exibições previstas, seguidas de bate papo, a entrada será gratuita. “Teremos duas exibições no Auditório Municipal Francisco Beranger. Também será disponibilizado o link com o filme para toda a rede de ensino de Votorantim, assim como para os espaços culturais do município”. (Da Redação)