Mostra ‘Ar: Acervo Rotativo’ termina hoje, no Macs
Exposição reúne 400 artistas com obras medindo até 5 x 5 cm
A exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” termina hoje (28) no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Com organização e curadoria de Laerte Ramos, a mostra reúne 400 artistas visuais com obras medindo até 5 x 5 cm. O evento marca a inauguração da nova reserva técnica e biblioteca especializada em artes visuais. O projeto foi realizado com recursos do Proac e do próprio museu, que também inicia as comemorações de 20 anos da instituição. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita das 10h às 15h.
O projeto já foi apresentado no Lux Espaço de Arte, no Edifício Vera e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, ambas em São Paulo. O projeto segue somando artistas por onde passa e, em sua plataforma no Instagram [@acervorotativo], apresenta com transparência seu acervo público-independente em construção, e a possibilidade de conexão aos artistas via depoimentos em vídeo na plataforma do IGTV e seus perfis em redes sociais para contatos e pesquisas.
O acervo tem obras de artistas do Brasil, assim como do Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Uruguai e Argentina - possibilitando em breve parcerias com instituições culturais também no exterior.
Acervo Rotativo
A missão do projeto é a formação de um acervo público-independente com obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Os artistas são instigados a sintetizar sua poética de trabalho nas dimensões 5x5cm ou até 5x5x5cm. Todas as obras em exibição física ou na plataforma on-line são doadas pelos próprios artistas ao “Ar: Acervo rotativo” e serão expostas em museus, centros de cultura e instituições culturais.
O pequeno formato pode ou não ser interpretado como um desafio dentro da poética e pesquisa do artista. O “Ar - Acervo Rotativo” visa criar este acervo através da participação dos artistas, para atuar como um agente em diversas regiões possibilitando um recorte significativo da produção nacional e internacional.
Abrigado em dois antigos galpões da extinta Estação Ferroviária de Sorocaba, o museu continua sendo requalificado e mantido com recursos privados e públicos através de editais e leis de incentivo, e não recebe nenhuma subvenção pública de forma recorrente.
O Macs fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Jardim Santa Rosália. Mais informações pelo tel: (15) 3233.1692
site: https://www.macs.org.br/. (Da Redação)