Digo Ferreira reinventa ritmos nordestinos em novo no álbum

"Guitarrada no Forró" tem participações de Tato Falamansa e Daniel Gonzaga

Por Cruzeiro do Sul

Digo Ferreira desbrava novas possibilidades da guitarra elétrica

guitarrista, compositor e arranjador Digo Ferreira desbrava novas possibilidades da guitarra elétrica no quinto disco solo de sua carreira, intitulado “Guitarrada no Forró‘, que será lançado em 1º de março, nas principais plataformas de música e também em formato físico (CD).

Para marcar o lançamento, o artista faz dois shows com entrada gratuita e aberta a todos os interessados. Na capital paulista, o primeiro show acontecerá no dia 6 de março, às 20h, na Casa de Cultura da Freguesia do Ó.

Em Tatuí, a apresentação será dia 11 de março, às 14h, na Fatec Tatuí. Resultado de uma pesquisa profunda sobre a presença da guitarra no universo do forró, o álbum proporciona uma abordagem inovadora e contemporânea a esse gênero tradicional tipicamente nordestino e traz participações especiais de ícones do gênero como Tato, vocalista do grupo Falamansa, Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

O disco foi produzido com patrocínio do Programa de Ação Cultural( ProAC), no edital de 2021 (ProAC Direto), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Digo Ferreira explica que o disco busca explorar a guitarra como protagonista no forró, um desafio pouco explorado na história do gênero. O músico assinala que a inspiração para o projeto veio da recepção calorosa que recebeu no cenário do forró, resultando em uma profunda imersão e evolução musical.

“Quis criar um ambiente onde a guitarra, embora pouco destacada na história do forró, pudesse ser a protagonista”, afirma. “Guitarrada no Forró” foi gravado em 2023, com sessões no meio e final do ano, no estúdio LAB Sound, em Piracicaba. Também produtor, músico, e sideman de grandes nomes do forró, Ferreira revela que desta vez decidiu aplicar um processo de gravação dos instrumentos separados, diferente dos seus álbuns anteriores, nos quais os músicos tocavam juntos, ao vivo, no estúdio.
“Exploramos camadas de efeitos, overdubs e uma orientação mais voltada para a música popular. Eu quis buscar novos caminhos, um controle maior do processo criativo, resultando em um trabalho único e inovador”, conta.

Digo Ferreira reuniu e liderou um grupo formado pelos músicos Joquinha Almeida (sanfona), Dô de Carvalho (sax e flauta), Izandro Ferreira (baixo), Elvis Toledo ( bateria), Lukinhas Almeida (zabumba), Rodolfo Willame (percussão) e Barba Marques (percussão), repetindo a formação que acompanhou Ferreira no DVD “Feijão e Farinha”, projeto audiovisual do guitarrista, lançado em setembro de 2023.

Além de Tato e Daniel Gonzaga, o disco tem participações especiais do cantor Flavinho Lima, do violinista francês Nicolas Krassik (violino) e do acordeonista Toninho Ferragutti.

O álbum “Guitarrada no Forró” estará disponível em formato físico, com uma tiragem inicial de mil cópias, além de estar disponível em todas as plataformas digitais, incluindo o YouTube, com registro audiovisual.

Apresentações didáticas

Além dos dois shows de lançamento, o projeto prevê uma série de apresentações didáticas em equipamentos culturais do Estado de São Paulo. As apresentações ocorrem em Sorocaba, dia 8 de março, às 9h, no CEU das Artes; na capital paulista, na Casa de Cultura Butantã, no dia 3 de março, às 15h; em Jundiaí, no dia 12 de março, às 20h, no CEU das Artes; e em Campinas, no dia 12 de março, às 15h, no CIC. (Da Redação)