Conheça uma árvore que se relaciona com o público

Obra interativa de arte-tecnologia cibernética pode ser vista em Itu

Por Cruzeiro do Sul

Contendo luzes e câmeras conectadas a micro-cérebros digitais que buscam os rostos das pessoas "Árvore da visão" é o centro do "Jardim robótico"

A exposição imersiva “Jardim Robótico”, do artista Rafael Chiafarelli, é atração gratuita neste e nos próximos três fins de semana em Itu — 40 quilômetros de Sorocaba. A instalação produzida com incentivo da Secretaria da Cultura e contemplada na Lei Paulo Gustavo tem como elemento principal uma obra de arte plástica digital, uma árvore cinética.

Sugestivamente denominada “Árvore da visão”, a obra interativa poderá ser visitada inicialmente no Sesi de Itu. Na sequência, ela percorrerá, de forma itinerante, diversos espaços públicos da cidade.

Na descrição do próprio autor, a peça central da mostra promove um mergulho em um espaço diferente daquele aos quais os nossos sentidos estão habituados. Isso amplia a percepção de uma imersão interativa. “Entrelaçada por fios ocultos entre galhos e folhas imaginárias, pontuadas com luzes e câmeras conectadas a micro-cérebros digitais que buscam os rostos das pessoas e, levam a imagem do visitante para as telas, essa imagem é tratada e modificada para o visitante ver suas feições, porém, o visitante entende que se trata de um elemento novo”, revela Chiafarelli.

Nesse trabalho, o artista, com formação em engenharia mecatrônica e cinema — incluindo diversos curtas já produzidos —, amplia e reflete seu olhar curioso, sempre aberto a novas experimentações e caminhos, com destaque à tecnologia atrelada à produções de arte.

Nas palavras do autor, a “Árvore da visão” se conecta a tudo isso. “Se conecta à minha forma de expressar a conexão com o ser humano. Além dessa conexão, acredito que o ser humano entende como o ambiente em que vive se transforma e como ele muda, mas, principalmente, como o meio aprende e se adapta à nossa presença. Minha jornada, então, está em experimentar e observar essa transformação em mim e no público visitante”, descreve.

O primeiro espaço a receber a instalação é o Sesi Itu, onde poderá ser visitada até amanhã (17).

Serviço:

Exposição: Jardim Robótico
Dias: 16 e 17 de março
Horários: das 9h às 12h e das 12h30 às 17h
Local: Sesi de Itu (Recepção)
Endereço: rua José Bruni, 201 Bairro São Luiz