Eventos e exposição marcam 32º aniversário da Fundec
Com calendário especial, celebração acontecerá ao longo do mês de abril
Em comemoração aos seus 32 anos, a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) inaugura, na segunda-feira (1º), a exposição “...”. A mostra, que ficará em cartaz até 30 de abril, é uma celebração visual à dedicação da instituição à promoção da arte e da cultura. Ao longo do mês, a instituição também promoverá apresentações culturais.
A exposição, que conta com a parceria do fotógrafo Teófilo Negrão, apresentará uma seleção diversificada de obras fotográficas. “Cada imagem capturada demonstra a essência da missão da Fundação, destacando sua contribuição para o enriquecimento do cenário cultural com os grupos artísticos”, diz o texto de divulgação da mostra.
Além da exposição principal, haverá uma série de eventos ao longo do mês. Abrindo a agenda, no dia 12 de abril a Orquestra Sinfônica se apresentará com a participação do percussionista convidado, Fernando Hashimoto. Já no dia 19 de abril a Orquestra Acadêmica se junta ao Grupo de Choro para homenagear a Fundação. No dia 20, o espetáculo teatral infantojuvenil “O Enterro do Saci” encantará crianças e adultos. Continuando as festividades, a Banda Sinfônica se apresentará no dia 23 e, encerrando o mês comemorativo, no dia 24 de abril o Grupo de Choro da Fundec se apresentará para celebrar o Dia Nacional do Choro, celebrado no dia anterior à sua apresentação. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 36.
Os ingressos estão à venda pelo www.megabilheteria.com/agenda/sorocaba ou presencialmente, na bilheteria da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Outras informações em www.fundecsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 3233-2220 ou WhatsApp (15) 99669-281.
Fundação Cultural
A Fundec nasceu em 14 de abril de 1992 por meio de uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba, com a proposta de administrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. É uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a cultura na cidade.
A instituição ocupa, desde 2001, o antigo Teatro São Rafael, construído em 1844. O edifício restaurado e modernizado abriga a Sala Fundec, inaugurada em 2007, com capacidade para 244 pessoas, e um moderno sistema de acústica, iluminação e climatização. Nela, são realizados os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, apresentações artísticas e atividades do Instituto Municipal de Música de Sorocaba.
O prédio ainda conta com salas de aula e espaço para as mais variadas mostras artísticas. Atualmente, é um ponto de encontro da comunidade sorocabana em exposições.
Hoje a instituição administra, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do Instituto Municipal de Música de Sorocaba IMMS, vários outros projetos como a Banda Sinfônica da Fundec, Orquestra Acadêmica da Fundec, Orquestra Orff, “The Little Big Band” (formada por alunos do Instituto), Camerata de Cordas da Fundec, Coral Adulto e Infantojuvenil da Fundec, Grupo de Choro da Fundec, Madrigal Fundec, Quinteto de Metais, Núcleo de Artes Cênicas e outros grupos.
A administração da Fundec é exercida por uma Diretoria Executiva, vinculada ao Conselho Superior da Fundação e a um Conselho Fiscal, cujos membros são voluntários.
(Da Redação)