Marly Madia expõe ‘Paisagem Urbana’
A artista sorocabana Marly Madia está com a exposição “Paisagem Urbana: um Pensamento Sobre o Emaranhado das Cidades”, em cartaz na galeria de arte Fernanda Monteiro, em Sorocaba. A mostra, que foi inaugurada no início desta semana, poderá ser vista até dia 10 de maio. A galeria fica na Vila Independência e a entrada é gratuita.
Marly tem 86 anos e conta com um olhar refinado sobre o cotidiano. Sua exposição tem curadoria de Fernanda Monteiro, gestora e proprietária do espaço, que existe na cidade desde 2010. No texto de apresentação da mostra, é informado que as pinturas, desenhos, gravuras e fotografias expostas foram feitas entre 1995 e 2024. “As peças escolhidas trazem a trama da cidade, uma tecitura de linhas e fios que compõem a malha urbana recortada e redesenhada em composições criadas pela artista a partir de sua caminhada pelas ruas das cidades, especialmente de Sorocaba, onde nasceu e se criou, solo onde constituiu família e vive até hoje”, diz o texto.
Nas sua pinturas aparecem traços fortes que lembram os caminhos aéreos desenhados pelos cabos de energia, o meio fio entre a rua e a sarjeta, os espaços criados pelas sombras da vegetação ou pelo reflexo do sol nas vidraças das janelas. “Em suas obras, Marly cria um código, uma linguagem própria para nos provocar a aguçar os sentidos, respirar e ser capaz de perceber que em tudo há uma estética que merece nossa atenção”, continua a apresentação da mostra.
Marly Madia é natural de Sorocaba. Iniciou sua carreira artística profissional na década de 90, época em que participou do movimento Terra Rasgada, promovido pelo Sesc, de 95 a 98. Entre outras coisas, em 95 expôs na Galerie Eugenie Villien (SP), junto a outros artistas do núcleo de aquarelistas da Faculdade Santa Marcelina. Em 96 no Museo Nacional de La Acuarela do México. Em 2002, ganhou o Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais em Sorocaba (medalha de ouro, na categoria Contemporânea).
A exposição abre o calendário de arte contemporânea (Arcor), criado pela galeria. A ideia é criar, organizar um cronograma anual de exposições. A galeria Fernanda Monteiro fica na rua Gustavo Teixeira, 600, Vila Independência. Outras informações pelo (15)997890426. (Da Redação)