CineSolar, cinema ao ar livre faz sessão em Sorocaba
Furgão com energia solar exibe filmes na Estação Paula Souza
Para os amantes da sétima arte preocupados com o meio ambiente, um bom programa para amanhã (20) é assistir a um filme ao ar livre. A atividade será oferecida pelo furgão CineSolar, que passa por Sorocaba e está em frente à Estação Cultural Paula Souza. Esse é um cinema itinerante movido a energia solar. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e a animação chinesa “Foodiverso Uma Galáxia em Perigo”. O projeto é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e a participação é gratuita. As exibições começam às 18h30
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O filme “Foodiverso Uma Galáxia em Perigo” é uma animação e tem indicação livre. Quando um maníaco ameaça o planeta Foodiverse, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras do malvado vilão.
A Estação Cultural Paula Souza fica na rua Dr. Paula Souza, 420 - Centro.
Cinema ao ar livre
Existente há 11 anos, o CineSolar e transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes). Desde o início de suas atividades, foram exibidos 220 filmes e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso às produções audiovisuais, sobretudo as nacionais, além de promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
A ação conta com apoio da Clarios, MovimentoPro, Prefeitura de Sorocaba e do Sorocabana (Movimento de Preservação Ferroviária). É realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)