Museu da Língua Portuguesa tem ação para o Dia das Mães
Troca de livros, bate papo e show musical estão na programação
Clube de leitura, feira de troca de livros e um show musical, tudo isso está na programação especial do fim de semana do Dia das Mães do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Gratuitas, as três atividades vão acontecer amanhã (11) e são livres para todos os públicos.
Às 12h, o show “Conexão África D’Oeste — Brasil” traz a bailarina Bofory Camara e os músicos do grupo Limanya (Mariama Camara, Assane Mboup e Abou Cisse). O grupo utiliza instrumentos como o djembê e o balafom para tocar e dançar músicas nas línguas susu e malinke, de Guiné. Trata-se da 3ª atração do projeto Plataforma Conexões 2024, que selecionou trabalhos de dez artistas iniciantes nas áreas de música, literatura, dança ou performance, com o tema Línguas Africanas no Brasil. A apresentação será no Saguão Central da Estação da Luz.
Às 14h, ocorre a segunda edição da Feira de Troca de Livros. Nesta ação, as pessoas são estimuladas a trocar com o Museu até oito livros em bom estado — sendo quatro livros por outros quatro da instituição, ou quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Caso a pessoa queira doar mais livros, não há limite, desde que respeitadas as categorias literárias: literatura infantil, infantojuvenil e adulta nos gêneros poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zine, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte, e estejam em bom estado de conservação.
A feira acontece até às 17h, no Pátio B e na Calçada do Museu, e ainda inclui um espaço infantil, uma oficina de marca-página e a atividade “Leia e Leve”, do Núcleo Educativo.
Também está programada a segunda edição do “Papo literário: narrativas negras em língua portuguesa”. A escritora Jarid Arraes vai falar sobre o livro “Mata Doce”, de Luciany Aparecida, das 14h30 às 16h30, no Saguão B.
O Museu da Língua Portuguesa fica na praça da Língua, s/nº Luz São Paulo. A entrada para o museu é gratuita aos sábados para todos os públicos. Nos outros dias da semana, o ingresso custa R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada) às segundas, o museu está fechado. (Da Redação)