Mostra ‘Temporalidades’ entra em cartaz na Fernanda Monteiro
Exposição contará com trabalhos de nove artistas de idades variadas
A exposição coletiva “Temporalidades: Uma Reflexão Coletiva Sobre o Tempo e os Afetos” entra em cartaz na quarta-feira (22), na Fernanda Monteiro Galeria de Arte. A mostra reúne trabalhos de nove artistas: Adriana Dias, Érica Campos, Fábio Florentino, Fernanda Monteiro, GIL, Juliana Torres, Mariana Sanches, Mazé Perbellini, Silvana Sarti. A entrada é gratuita.
Os artistas são todos representados pela galeria e têm diferentes faixas etárias, indo dos 20 aos sexagenários. Para a mostra apresentam juntos uma coletânea de pensamentos sobre o tempo em suas diferentes facetas. Poderão ser vistos trabalhos bi e tridimensionais, entre fotografias, pinturas, desenhos, performances e esculturas, quase todos inéditos, compondo uma universalidade não só de técnicas e linguagens artísticas como também de considerações sobre o tempo, a tempestividade, a efemeridade, a precariedade, seus efeitos e afetos.
“A compreensão do tempo e sua influência sobre nossa existência é um núcleo de interesse com diversos desdobramentos possíveis e portanto de grande fertilidade no campo artístico”, pondera a curadora Fernanda Monteiro no texto de apresentação da mostra. E ela segue refletindo sobre a escolha do tema.
“Quando falamos sobre temporalidades, estamos diante de um estado provisório, passageiro, efêmero do ponto de vista cronológico, mas ao mesmo tempo anacrônico diante da intensidade e significado dos acontecimentos depositados ali naquele instante”. Assim, uma das propostas dos trabalhos escolhidos é justamente levantar uma discussão sobre como sentimos o tempo, preservamos o espaço e a memória. Esta última, dissociada da realidade dos fatos e permeada pelos afetos do indivíduo.
Escolher artistas em faixas etárias diferentes também foi proposital para enriquecer o resultado final da exposição. A mostra seguirá aberta ao público até 12 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h.
Calendário Arco
Especializada em arte contemporânea, a galeria está em funcionamento na cidade desde 2010 e já soma mais de 50 exposições. A galeria tem um calendário semestral de atividades que recebe o nome de Arco em uma referência à arte contemporânea. No calendário, conta com duas exposições durante os meses de março a junho, e uma nova programação no segundo semestre com mais duas exposições entre agosto e dezembro.
A galeria Fernanda Monteiro fica na rua Gustavo Teixeira, 600, Vila Independência. Outras informações pelo (15)997890426. (Da Redação)