‘Reivenção dos Contos de Fadas’ será tema de debate no Sesi

Por Cruzeiro do Sul

Autor César Tadeu Obeid participa de atividade gratuita no próximo dia 26

Os contos de fadas são histórias escritas há muitos anos. Na época em que surgiram, vários debates ainda não aconteciam como, por exemplo, os que envolvem as questões ambientais. Pensando nisso, o escritor César Tadeu Obeid publicou “O Almanaque Sustentável dos Contos de Fadas”. E, para falar sobre seu trabalho, ele participa, no Sesi Sorocaba, de uma roda de conversa com o tema “A Reivenção dos Contos de Fadas para a Sustentabilidade”. O evento com César Tadeu será no próximo dia 26, uma quarta-feira, das 20h às 21h.

César Obeid é natural de São Paulo e soma mais de 40 livros publicados e trabalha também com a orientação a novos autores. A obra em questão é voltada para crianças a partir dos 9 anos. Nela, o patinho feio, que vira um belo cisne ao final da história, se aceita, mas não aceita o planeta ser maltratado; o soldadinho não é mais de chumbo e sim de papelão reciclável e os três porquinhos não querem gerar entulho na floresta.

O objetivo do encontro é justamente apresentar novas versões dos contos de fadas tradicionais que foram adaptados para a realidade atual que envolve a sustentabilidade. “É possível falarmos em uma literatura sustentável? Até que ponto uma obra literária dialoga com a sustentabilidade sem se tornar didática demais e ainda ser interessante para os leitores de hoje?”, provoca o texto sobre o evento.

Além de tentar responder a todas essas perguntas, o escritor se propõe a apresentar reflexões para que a sustentabilidade no universo escolar seja uma realidade consciente, efetiva e, claro, muito divertida. Com muitas histórias, poesias e interação com o público, o escritor César Obeid apresenta o seu livro “Almanaque dos Contos de Fadas”.

Os ingressos para a atividade serão liberados para reserva a partir do dia 16, às 8h. A atividade é livre para todos os públicos. O Sesi Sorocaba fica na rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência. (Da Redação)