Osvaldo de Fátima expõe nove obras na mostra ‘Divina Argila’

Esculturas retratam figuras ligadas à religião e à mitologia. Entrada é gratuita

Por Cruzeiro do Sul

Osvaldo de Fátima atua como escultor desde 2006 e vai expor trabalho de diferentes fases

Com nove esculturas do artista plástico Osvaldo de Fátima Pedro a exposição “Divina Argila” entra em cartaz hoje, em Votorantim. As peças foram feitas com argila queimada e retratam figuras ligadas à religião católica, mitologia e outras denominações religiosas, e poderão ser vistas até 12 de julho na sede da Secretaria de Cultura da cidade. A entrada é gratuita.

Santa Rita de Cássia e São Jorge, o deus Odin e Iansã são algumas das figuras retratadas por Osvaldo. As esculturas foram produzidas em diferentes épocas da vida do artista, sendo que algumas são de 2006 quando ele iniciou na área artística com este tipo de expressão cultural. As peças ficam prontas em períodos que variam de uma semana até um mês. Osvaldo busca pesquisar referências históricas antes de esculpir e acrescenta no trabalho a etapa de desenhar primeiro num papel para depois utilizar a argila e dar forma às figuras.

“A minha grande satisfação com esta exposição é que as pessoas possam observar as peças e ver que muitas religiões produzem personagens ligados ao divino e, a partir do meu trabalho, quero apresentar muitas outras culturas para o público”, diz o artista.

Em cerca de 20 anos como escultor, Osvaldo já produziu aproximadamente 2 mil peças. Ele começou a profissão em Iperó, a princípio com madeira e depois passou a utilizar a argila. Já representou a cidade de Votorantim em diversos eventos e, em 2021, seu projeto “Máscara Africana em Argila” foi escolhido pelo governo do Estado num dos editais mais concorridos da história do Programa de Ação Cultural (ProAC).

O contato com este tipo de arte surgiu quando Osvaldo ainda era carteiro e observava as esculturas feitas por Chico Santeiro, artesão também de Votorantim, quando ia entregar as cartas na região em que ele morava. O então carteiro passou a pesquisar e estudar o tema e hoje atua também como professor de artes em escolas de Sorocaba e Capela do Alto, tornando-se um artista plástico de destaque na região.

“Quando vejo uma escultura pronta e em uma exposição para mim é motivo de emoção, porque antes eu via alunos aprendendo com seus professores essa técnica e hoje eu faço o mesmo. Deixo o convite para todos conferirem de perto a exposição ‘Divina Argila’ e compartilharem dessa minha emoção e viajarem por novas culturas”, finaliza Osvaldo. (Da Redação)

 SERVIÇO

 Exposição “Divina Argila”
Artista: Osvaldo de Fátima Pedro
Data: de 11 de junho a 12 de julho
Local: sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim - avenida São João, 649 - Jardim Icatu
Horário: segunda à sábado, das 9h às 16h, com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento.