Grupo de Percussão e Martelo apresentam concerto gratuito
Espetáculo será amanhã, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí
A percussão será a grande estrela da programação do Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Música de Tatuí. Amanhã (16), o Grupo de Percussão da entidade receberá o Quarteto Martelo para apresentação gratuita que começa às 11h.
A programação do mês também tem entre os destaques, a 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular, que prossegue até o dia 21 de junho. Toda a programação será aberta ao público e terá entrada gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma INTI (https://conservatorio-de-tatui. byinti.com/#/ticket/).
Criado em 1975, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no País. Atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana, seu objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão.
Considerado uma referência na criação e difusão de novas obras dedicadas à percussão de concerto, o grupo Martelo é formado por Danilo Valle, Leonardo Gorosito, Rafael Alberto e Rubén Zúñiga. Para a apresentação em conjunto, os grupos trarão as seguintes peças no repertório: “Fantasy on the Plains”, de Michael Aukofer, executada pelos estudantes do Conservatório de Tatuí, seguida pela peça “Rock Etude #7”, de Bill Douglas e arranjo de Michael Udow; “Dois Gestos”, de André Mehmari com adaptação do grupo Martelo; “Correnteza”, de Leonardo Gorosito; “Mamulengo”, de Léa Freire com arranjo de Natália Mitre; e “Sinfonia Nº 4: Finale”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Música de Câmara
E na segunda-feira (17), a partir das 9h, o Conservatório de Tatuí dará início à 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular, no Salão Villa-Lobos. O objetivo desta atividade é ampliar a vivência artística dos estudantes da instituição por meio de uma extensa programação, que conta com apresentações diárias dos estudantes até o dia 21.
A disciplina de Música de Câmara é obrigatória a partir do primeiro ano do Ciclo Intermediário, e deve ser cumprida até o segundo ano do Ciclo Avançado. Desde o ano letivo de 2023, Música de Câmara e Prática de Conjunto são validadas pelo ano de cumprimento da disciplina e não mais pela quantidade de grupos em que estudantes estão inseridos.
Dessa forma, os alunos podem participar em mais de um grupo de Música de Câmara e/ou Prática de Conjunto em horários e com docentes diferentes, porém, apenas uma das disciplinas será validada como disciplina regular, sendo que as demais irão constar no Histórico Escolar do(a) estudante como disciplina optativa.
O conservatório
O Conservatório de Tatuí uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, recebe diversos convidados para apresentações em conjunto com seus grupos musicais e promove atividades voltadas aos estudantes em celebração aos 70 anos da instituição. (Da Redação)