Museu Republicano apresenta ‘Tarsila depois de Tarsila’

Por Cruzeiro do Sul

Entrada do museu, que vai abrigar a exposição até junho do ano que vem

O Museu Republicano de Itu abre uma nova exposição na quinta-feira (4). “Tarsila depois de Tarsila” apresenta telas pintadas pela artista Tarsila do Amaral (1886-1973) entre os anos 1930 e 1940. As obras são os retratos de homens que atuaram no cenário político e religioso do passado brasileiro, com destaque para participantes da “Convenção de Itu”, que foram encomendados pelo então diretor do Museu Paulista, Afonso Taunay.

A exposição ficará em cartaz até 30 de junho de 2025 e poderá ser conferida gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 17h. O púbico poderá conferir vários trabalhos da artista, como cinco ampliações à óleo de imagens fotográficas dos convencionais de Itu, garimpadas junto a seus familiares. Ou seja, nestas telas os traços estilísticos característicos da pintora são quase imperceptíveis. “Importante notar que, mais do que a individualidade da artista, o que está em jogo são as condições estabelecidas pelo responsável pela encomenda”, explica a curadora da exposição, Ana Paula Cavalcanti Simioni.

O endereço do Museu Republicano é rua Barão de Itaim, 67, no Centro, em Itu.

Sobre o Museu

O próprio Museu Republicano vale a visita. A construção é um sobrado histórico onde se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.