Cia Avant Scène participa da Jornada Paulista de Dança

Grupo foi um dos 10 selecionados para desenvolver propostas artísticas em residência de criação

Por Cruzeiro do Sul

Cia Avant Scène representará a cidade na primeira edição da jornada

A Cia de Dança Avant Scène, de Sorocaba, está entre os grupos selecionados para participar da Jornada Paulista de Dança, que acontece de 8 a 13 de julho na sede da São Paulo Escola de Dança (SPED). A jornada traz dez propostas artísticas para uma residência de criação e compartilhamento de conhecimento. As mesmas serão desenvolvidas no período, por dez grupos selecionados. A coordenação é de Jussara Muller e direção artística e educacional de Inês Bogéa. A SPED é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança.

“A Cia de Dança Avant Scène está muito ansiosa e extremamente honrada em participar dessa primeira edição da Jornada Paulista de Dança, representando Sorocaba, numa troca fundamental entre os profissionais da dança paulista. Uma iniciativa inédita, num prédio histórico e uma oportunidade incrível para todos os envolvidos”, comemora Laura Moeckel, coreógrafa da Avant Scène.

Ainda foram selecionadas as companhias Corpo de Baile de Caraguatatuba, Balé da Cidade de Taubaté; CLP Cia Municipal de Dança, de Campo Limpo; Cia Mudança de Presidente Prudente; Cia Jovem de São José dos Campos; Companhia de Dança Vanessa França, de Campinas; Plataforma 23, de Ribeirão Preto. Representando a Capital, foram selecionados os grupos Divinadança e Intuição Companhia de Dança.

Durante toda a semana, diretores, coreógrafos e bailarinos participarão de workshops, vivências criativas e mesas, compartilhando saberes, enriquecendo assim a jornada educativa. Os diálogos abrirão caminhos para reflexões sobre a dança, potencializando a troca de vivências da comunidade.

A programação da jornada inclui oficinas propostas pelos coreógrafos, processos criativos compartilhados entre os grupos, mesas de discussão sobre dança e sustentabilidade, bem como discussões sobre comunicação e mídia para grupos e companhias e figurinos de dança upcycling.

A Jornada Paulista de Dança é uma oportunidade para explorar a riqueza, os percursos vividos de cada grupo ou coletivo e a diversidade da dança no Estado de São Paulo. Entre os dias 11 e 13 de julho, os grupos participantes da iniciativa farão apresentações abertas ao público, no próprio ambiente da escola, para mostrar o resultado de todas as vivências do período. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início de cada dia de apresentações.

SP Escola de Dança

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

Com direção artística e educacional de Inês Bogéa. Ela é bailarina e professora, graduada em filosofia e  pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora  artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022), a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019. (Da Redação)